Sociedade

Projeto “Famílias em Movimento” do OPJ Portimão "sai do papel" em novembro

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) Portimão 2024-25 continua a avançar, cumprindo o calendário com mais um projeto concretizado dentro dos critérios estipulados pelos jovens proponentes. Desta vez, é a iniciativa “Famílias em Movimento” a sair do papel em novembro e dezembro.

PUB

Apresentado por Pedro Bica e Inês Bica, o projeto - o terceiro mais votado no OPJ Portimão 2024-25 - assenta na realização de um evento, "no qual as famílias são desafiadas a participar em atividades desportivas, acessíveis e divertidas, com tarefas adaptadas às diferentes capacidades físicas dos inscritos, promovendo a inclusão", explica nota da Câmara de Portimão.

A proposta dos dois jovens centra-se na promoção do desporto, do convívio, do lazer e da atividade física realizada de forma lúdica, não faltando circuitos de obstáculos, jogos de equipa e ações recreativas. 

Inicialmente previsto para se realizar duas vezes por mês, o ingresso dos jovens no ensino superior levou a que tomassem a decisão de realizar as três sessões que estão agendadas para 23 e 30 de novembro e 21 de dezembro – uma em cada freguesia.

Conscientes de que não teriam capacidade para implementar e dinamizar a iniciativa conforme o plano inicial, devido a esta nova etapa no seu percurso académico, os jovens mostraram disponibilidade para adaptá-lo, evitando que as expetativas de quem elegeu esta ideia fossem defraudadas. A Câmara Municipal de Portimão não quis também deixar que o “Famílias em Movimento” ficasse sem efeito e apoiou os jovens neste processo pedagógico. 

A primeira sessão está prevista para o próximo dia 23 de novembro, das 9h00 às 12h30, no Complexo Desportivo e no Parque Infantil da Mexilhoeira Grande. As inscrições estão abertas até dia 20 de novembro e podem ser realizadas aqui.

Serão promovidos jogos ao ar livre no Parque Infantil, organizados em seis estações, nas quais vão estar em foco capacidades como a pontaria, a destreza e a coordenação. Numa segunda fase, o evento terá um conjunto de insufláveis aquáticos.

No domingo seguinte, dia 30, o projeto passa pela Piscina Municipal de Portimão com sugestões adequadas ao meio aquático, distribuídas por três turnos, cada um com a duração média de uma hora, num evento que decorre entre as 9h00 e as 12h00.

Para esta sessão, as inscrições estarão abertas até ao próximo dia 23 de novembro, aqui

Já a freguesia de Alvor é a escolhida para receber o projeto “Famílias em Movimento” no dia 21 de dezembro, naquela que será a última sessão. Com data limite de inscrição até ao dia 14 do próximo mês, o formulário está disponível aqui

Em Alvor, os jovens proponentes deste projeto, criado no âmbito do OPJ, propõem atividades de piscina e de exterior, no Complexo Desportivo, em dois horários distintos, com o primeiro turno a iniciar às 9h00 e o segundo turno a começar às 10h30.

Em cada um dos formulários de inscrição, os participantes podem encontrar algumas das recomendações e mais detalhes sobre o projeto. A idade mínima de participação no projeto é de 4 anos.

A autarquia acrescenta que se a primeira edição do OPJ está a entrar nos 50% de concretização final, a segunda edição entrou agora numa fase de análise técnica de propostas. Com o calendário definido para o biénio 2025-2026, até 23 de janeiro de 2026, as ideias apresentadas até ao início deste mês, serão analisadas e avaliadas pela Comissão de Análise Técnica das Propostas.

Segue-se, tal como na primeira edição do OPJ Portimão, um período de divulgação pública das candidaturas elegíveis e de eventuais reclamações, para mais tarde, os projetos serem submetidos ao escrutínio público dos jovens. Podem, depois, votar no máximo de três ideias. Às quatro candidaturas mais votadas será atribuída uma verba de 25.000 euros, com a autarquia a disponibilizar um valor global de 100.000 euros.

Segundo o calendário definido, a votação decorrerá entre 1 e 22 de março de 2026, estando a apresentação pública dos resultados prevista para final desse mês, integrada na programação do Março Jovem. Os projetos vencedores serão executados entre maio de 2026 e abril de 2027.