Em audição ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, Cristóvão Norte, deputado do PSD eleito pelo Algarve, revelou que «o problema está resolvido. A DGRM e a ICNF reprovaram o projeto e o promotor solicitou a suspensão do mesmo. Todas as atividades têm lugar, mas não pode ser umas à custa das outras.»
Cristóvão Norte propõe que se proceda à alteração da Lei de Bases de gestão e exploração do espaço marítimo, de modo a que, no futuro, «seja em Sagres ou noutra atividade económica que tenha lugar no mar e se revele incompatível com os bancos de pesca, os projetos sejam indeferidos de forma a garantir a viabilidade das comunidades da atividade piscatória.»
Uma ideia que o deputado algarvio espera resultar em compromissos com outros partidos, para que seja uma solução unânime ou próxima disso.