Ambiente

Projeto de 11 milhões desenvolve sistema integrado para resolução da seca no Algarve

Foto - Vista aérea de Mexilhoeira Grande
Foto - Vista aérea de Mexilhoeira Grande  
O projeto CisWEFE-NEX, financiado em 11 milhões de euros pela Comissão Europeia, vai aplicar a partir do concelho de Portimão, os princípios da economia circular para fechar ciclos nas principais cadeias de valor de alimentos, água e nutrientes em regiões com stress hídrico grave, problemática com a qual o Algarve se tem vindo a debater.

O evento de lançamento do CisWEFE-NEX acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no local de Corta Ventos, freguesia de Mexilhoeira Grande. Coordenado pela Bioazul, S.L., o projeto com duração de cinco anos, reúne um consórcio de destaque que inclui parceiros nacionais como Inova+, More CoLAB, In Loco, Dariacordar, Coopérnico, Idad e Requimate, para além de outras entidades da Europa.
 
O projeto pretende desenvolver um sistema totalmente integrado e circular entre água-energia-alimentos-ecossistemas, com foco na sustentabilidade e resiliência, em locais afetados pela escassez de água. 
 
A região-piloto selecionada para testar este sistema é a fronteira da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, que enfrenta desafios ambientais comuns. Já a unidade demonstradora, composta por vários subsistemas, ocupará cerca de seis hectares na Mexilhoeira Grande, em Portimão. A área inclui uma zona agrovoltaica, lagoa de irrigação, salinas e unidades de tratamento de água e dessalinização. 
 
O evento assinala o arranque dos trabalhos para a implementação da unidade demonstradora, momento que contará com a participação do Município de Portimão. O CisWEFE-NEX integra ainda, como parceiros, a CCDR Algarve, o Município de Tavira e o Município de Olhão. 
 
Financiado pelo cluster 6 do horizonte Europa e inserido na iniciativa Circular Cities and Regions, o “CisWEFE-NEX” está alinhado com os objetivos da União Europeia de adaptação às alterações climáticas, bioeconomia e inovação sustentável.