Ambiente

Projeto "Cidade 15 Minutos" apresentado em Olhão

 
O Município de Olhão associa-se, mais uma vez, às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, com um conjunto de iniciativas, entre 20 e 22 de setembro.

O destaque da programação vai para a apresentação da rede concelhia de carregadores elétricos, "que viram o seu número reforçado significativamente, de forma a que a mobilidade elétrica seja, cada vez mais, uma escolha para os automobilistas", regista a autarquia em nota divulgada.
 
Outro dos conceitos que vai ser apresentado é o da Cidade 15 Minutos, que será brevemente aplicado a Olhão. A conceção geral do projeto é a de que cada pessoa possa ter acesso a todos os serviços essenciais, como escolas, centros de saúde, e comércio, equipamentos culturais e espaços verdes, sem ter de se deslocar grandes distâncias: no máximo, 15 minutos a pé.
 
Em destaque na Semana da Mobilidade em Olhão estará, também, a neutralidade carbónica, sendo que, vai ser assinado o protocolo para a elaboração de um estudo, cujo objetivo será definir o papel das pradarias marinhas da ria Formosa no sequestro de gases com efeito de estufa, de forma a que Olhão possa atingir a neutralidade carbónica antes do objetivo definido de 2050.
 
As regras de circulação em segurança de trotinete, bicicleta e moto elétrica serão o tema de uma ação de sensibilização levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública junto dos alunos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, a faixa etária onde o recurso a estes meios de transporte é mais prevalente.
 
De volta estão duas iniciativas que tiveram lugar em 2022: a exposição de carros acidentados, que este ano estará patente no separador central da Avenida da República, e que alerta para as principais causas e consequências de acidentes rodoviários, e a Escola de Trânsito, um projeto da Polícia Municipal que leva o tema da segurança rodoviária às escolas de forma lúdica e pedagógica.
 
Segundo o município, "as crianças vão ter um papel fundamental nesta Semana da Mobilidade": os automobilistas que circulem na Avenida 5 de Outubro no dia 22 serão, provavelmente, abordados por polícias 'de palmo e meio', que acompanharão os agentes da Polícia Municipal numa missão de sensibilização para uma condução em segurança dentro da cidade.