Saúde

Projeto «A Insulina Sai à Rua» envolve 22 parceiros em mais de 40 iniciativas regionais

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes – 14 de novembro, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) apresentou, publicamente o projeto «A Insulina Sai à Rua», iniciativa que envolve 22 parceiros em torno de mais de 40 iniciativas que decorrem na região algarvia durante cerca 2 meses.

PUB
Segundo comunicado do CHUA, a sessão de apresentação que decorreu esta sexta-feira, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) contou com a presença do Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, da Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Ana de Freitas, do representante da Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve, Rui Gomes, da Diretora do Serviço de Medicina 1 e Coordenadora do Projeto, Ana Lopes, e do Vogal Executivo do Conselho de Administração do CHUA, Paulo Neves. Marcaram ainda presença os representantes das mais de 22 entidades parceiras.
 
Dirigido à comunidade algarvia, «A Insulina Sai à Rua» pretende assinalar o centésimo aniversário da descoberta da insulina, bem como estimular a ligação entre a ciência, a arte e a educação, entre outros aspetos.
 
Desenvolvido e coordenado pelo CHUA, através da Unidade de Diabetologia, o projeto conta com a parceria de vários municípios algarvios e  entidades regionais e nacionais, sendo dinamizado através de ações de rua, intervenções técnicas na comunidade, webinares temáticos, vídeos e testemunhos, suportes audiovisuais, iniciativas de carácter artístico, científico e lúdico e participação nos meios de comunicação social, além das redes sociais e espaços publicitários.
 
Todas as atividades, programação e informação sobre a temática estarão ainda disponíveis à distância de um clique no website criado especificamente para o efeito através do endereço http://chua-insulinasaiarua.pt
 
Em representação do CHUA, o vogal executivo Paulo Neves, salientou o envolvimento de todos os parceiros com as propostas da equipa coordenadora do projeto. Paralelamente, o gestor destacou ainda a emissão, a nível nacional e internacional, de um postal lançado pelos CTT para assinalar a ideia, deixando uma marca na história da filatelia nacional.