Cultura

Programação do centenário de Portimão inclui teatro culinário

Foto - Enrique Vives Rubio
Foto - Enrique Vives Rubio  
No âmbito das celebrações do centenário da elevação de Portimão a cidade, o mês de outubro vai ser marcado por diversos diversas manifestações artísticas, a gastronomia e a memória coletiva.

Na gastronomia, o programa contempla o espetáculo de teatro culinário “Quem vai para o mar não volta a terra”, criado por Giacomo Scalisi e Sandro William Junqueira sobre a arriscada faina marítima  ligada à comunidade pesqueira local e que vai à cena nas instalações da Associação Cultural e Recreativa Alvorense entre os dias 3 e 6.
 
Sobre a história de uma família, “Quem vai para o mar não volta a terra”, fala do bacalhau, "o mais português dos peixes, das terras de Portimão e dos bancos da Terra Nova ao largo do Canadá, onde o peso da saudade faz parte do ser, faz parte da alma, o reencontro tem um sabor acre, amargo, salgado, a bacalhau", adianta nota do Município de Portimão. 
 
Integrado também nas propostas artísticas da Lavrar o Mar, o espetáculo aborda "a dureza além-mar, onde os homens escolhem o frio, o nevoeiro, a solidão, que fica para sempre dentro deles. Mesmo numa casa povoada de família, preferem estar sós e só pensam em voltar, marear, pescar. Pescar longe do mundo, pescar longe do ser. Nessas terras onde o peso da saudade faz parte de nós", explica a nota.
 
A interpretação cabe a António Fonseca, Gabriel Gomes e Sofia Moura e a gastronomia será confecionada por Rosário Pinheiro, estando marcadas para as 19h30 as atuações dos dias 3, 4 e 5, enquanto no dia 6 de outubro este espetáculo, para maiores de 12 anos, começará às 11h30. Os ingressos, que incluem refeição, custam 12 euros e devem ser adquiridos na BOL e nos locais habituais.
 
Mais detalhes sobre a agenda de eventos do mês de outubro, podem ser encontrados no site do centenário.