Os profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve associam-se às iniciativas do Dia Nacional do Doente com AVC através da organização de várias iniciativas que vão decorrer nas unidades hospitalares e na comunidade.
Esta quarta-feira de manhã, realizou-se uma palestra temática no auditório da Unidade Hospitalar de Faro, onde foram apresentados temas como: «O circuito de reabilitação após AVC», «O cérebro em contradança», «Espaço saúde 360º Algarve», «Adesão terapêutica» e «Oferta desportiva no concelho de Faro».
Mais logo, e com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis, a organização, em parceria com o Grupo Pegadas à 4ª feira, promove a «Caminhada do AVC pela cidade de Faro», com ponto de encontro no Fórum Algarve, pelas 19h30.
Na unidade de Portimão, a efeméride vai ser assinalada a partir do dia 31 de março com uma exposição no hall da entrada principal que tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática do AVC como emergência médica, da necessidade de reconhecer os seus sintomas e pedir ajuda rapidamente ligando para o 112.
A Unidade Hospitalar de Portimão tem implementada a Via Verde AVC com equipas capacitadas em respostas diferenciadas. Serão ainda apresentadas, nesta exposição, as respostas internas em termos de fisioterapia e reabilitação, de internamento, Grupo de Ajuda Mútua, bem como sensibilizar para a importância da prevenção e controlo dos fatores de risco para o AVC.
Ainda amanhã, as equipas multidisciplinares de Faro e de Portimão vão visitar as escolas aderentes à campanha «Heróis Fast», numa “ação de sensibilização que tem como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo de uma forma lúdica e divertida”, explica a organização.
Segue-se pelas 12h00, no refeitório do CHUA em Faro uma iniciativa interna denominada «Almoço – comer com saúde é comer com sabor».
As incitativas são promovidas pelos profissionais do CHUA e contam com a colaboração da ARS Algarve, da Sociedade Portuguesa do AVC, da Portugal AVC, do Projeto «Heróis Fast» e do Grupo Pegadas à 4ª Feira.