Ambiente

Presidente da Câmara de Silves participa na COP 28, no Dubai

 
A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma e o presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, Manuel Prudêncio, marcaram presença na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), a decorrer nos Emirados Árabes Unidos até 12 de dezembro.

O encontro internacional foi marcado pela mais recente área marinha protegida em Portugal - o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado.
 
Rosa Palma congratulou-se com a criação desta área marinha protegida: “É uma experiência inovadora e diferenciadora que faz com que haja uma integração das pessoas”. Nota da autarquia lembra que a área marinha com cerca de 156 quilómetros quadrados, abrange a costa de Albufeira, Lagoa e Silves, tendo contado, desde o início, com o envolvimento do Município de Silves, "visando a salvaguarda da biodiversidade e dos valores naturais existentes, a valorização da comunidade de pesca local e a promoção do território municipal".
 
O evento ficou ainda marcado, pelas declarações do enviado especial das Nações Unidas para os oceanos, Peter Thompson, que exigiu um maior protagonismo para os oceanos, apelando para que a COP tenha os oceanos no centro das discussões da agenda climática.
 
Marcaram presença no evento o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza e representantes do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e da Fundação Oceano Azul.