A Freguesia de Quelfes, concelho de Olhão, foi reconhecida com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group e apoio do jornal ECO, com a eleição do projeto “Jardim Mediterrânico” na categoria de Ecologia e subcategoria do Combate às Alterações Climáticas.
O Prémio Autarquia do Ano está de volta, pelo terceiro ano consecutivo e visa destacar o que de melhor se faz nas freguesias e câmaras municipais.
Segundo explica em comunicado a Junta de Freguesia de Quelfes, com conclusão prevista para novembro deste ano, o projeto “Jardim Mediterrânico” procura promover a flora local, com recurso a vegetação autóctone de modo a criar uma zona ajardinada agradável, com o mínimo ou mesmo nenhum consumo de água.
No projeto, a Junta de Fregusia de Quelfes propôs a criação de um jardim seco, que raramente ou mesmo nunca precise de rega, com plantas da região do Algarve, adaptadas à estação seca do verão e que atue como um museu interativo com atividades para a promoção da Educação Ambiental.
Neste momento, já foram plantadas mais de 300 espécies e prevê-se que em novembro, aquando da conclusão do projeto já existam cerca de 750 espécies.