Ambiente

Praia da Rocha volta a ser invadida por algas "asiáticas"

Foto - NEMAlgarve
Foto - NEMAlgarve  
A Praia da Rocha em Portimão, foi novamente invadida por algas, repetindo-se um cenário idêntico ao de junho, no início da época balnear, situação que tem causado apreensão junto dos banhistas.

O Correio da Manhã adianta que fonte da autarquia de Portimão disse que foi feita, na segunda-feira, uma ação de limpeza com maquinaria da empresa municipal EMARP, mas que a maré “trouxe tudo de volta”. Agora, o Município prepara-se para intervir com maquinaria pesada, com uma empresa contratada, para colocar as máquinas no terreno.
 
Recorde-se que em junho, outras praias do Barlavento foram invadidas pela espécie de alga asiática 'Rugulopteryx okamurae', afetando particularmente os concelhos de Albufeira, Lagos e Lagoa, onde só no Carvoeiro, a autarquia removeu mais 400 toneladas.
 
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve criou há dois anos uma plataforma para recolher dados sobre as algas encontradas nas praias algarvias e perceber quais as espécies invasoras que levam a grandes acumulações nos areais.
 
A plataforma Algas na Praia indica que, nas costas rochosas do barlavento, as acumulações são causadas por uma alga castanha invasora originária dos mares do Japão e da Coreia, a 'Rugulopteryx okamurae'.
 
De acordo com os investigadores, a 'Rugulopteryx okamurae' apareceu pela primeira vez no sul de França, tendo, em seguida, alastrado para Espanha, Marrocos e Portugal.