Sociedade

Portimão vai ter mais uma rota pedonal acessível

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
O Município tem em curso uma empreitada de ampliação da rota acessível da cidade, integrada no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (2024-2034).

PUB

Nota enviada ao Algarve Primeiro adianta que, a intervenção incide sobre um troço da Rede Caminhável, assegurando uma ligação pedonal acessível entre o Quartel dos Bombeiros e a Estação Ferroviária de Portimão. De acordo com a autarquia, este percurso serve várias zonas com elevada utilização pedonal, nomeadamente o Cemitério Municipal, a AIMA, o Posto dos CTT do Largo Gil Eanes e o Jardim do Largo Gil Eanes, incluindo o respetivo campo de jogos.

A empreitada prevê a requalificação e adaptação dos percursos pedonais existentes, com a execução de novos pavimentos acessíveis. Estão igualmente previstos o rebaixamento de lancis nos atravessamentos pedonais, a criação e reformulação de passadeiras acessíveis e a instalação de pavimentos táteis de orientação e alerta, destinados a facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência visual, destaca a publicação.

A intervenção contempla ainda a reorganização ou relocalização de elementos do espaço público que atualmente constituem obstáculos à circulação pedonal, como candeeiros de iluminação pública, sinalização vertical, papeleiras, armários de infraestruturas e abrigos de transporte coletivo, «com o objetivo de garantir uma utilização mais confortável e segura do espaço público por todos».

A Câmara reforça que esta ação dá continuidade à estratégia municipal de promoção de uma «mobilidade mais inclusiva, sustentável e universal», em linha com as orientações definidas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão, aprovado em Assembleia Municipal.

A ligação deste troço à rota acessível já existente — entre o Quartel dos Bombeiros e o Mercado Municipal — encontra-se assegurada através do passeio a nascente do Jardim Gonçalo Ribeiro Telles.

Com esta intervenção serão acrescentados cerca de 800 metros à atual rota acessível do concelho, que conta já com aproximadamente 10 quilómetros de percursos pedonais acessíveis em meio urbano, sublinha a nota enviada ao nosso jornal.