De 27 a 29 de outubro, a cidade de Portimão será palco da 2ª edição do Triton World Series, evento internacional de triatlo, que reúne atletas de treze nações.
A "Triton 3" é realizada por etapas, sendo que cada modalidade será disputada em dias diferentes. A competição tem início com a prova de natação no dia 27, às 16h00, na praia da Marina de Portimão, seguindo-se o ciclismo no dia 28, às 09h00, com partida e chegada na zona do autódromo e encerra no dia 29, com a corrida que terá também lugar na Marina de Portimão, com partida prevista para as 9h00.
O evento contará com a presença de atletas da Irlanda, França, Inglaterra, USA, Rússia, Canadá, Bélgica, Grécia, Holanda, Suíça e Roménia, destacando-se ainda Portugal e Espanha com 20% de participações e o Brasil com 10%. Além disso, estará também presente Ioannis Drymonakos, nadador olímpico grego que já ganhou sete medalhas europeias e foi sete vezes finalista em competições mundiais, contudo, esta iniciativa não se limita exclusivamente aos atletas profissionais. O formato permite a participação de qualquer pessoa, em apenas uma ou duas modalidades.
No decorrer do evento será promovida a inclusão social, com a participação de atletas com capacidade motora reduzida e a prática desportiva entre os mais jovens, com uma nova prova dedicada a pais e filhos que se realiza no último dia, por volta das 11h00, na praia da Marina.
No âmbito da responsabilidade ambiental, em parceria com a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP), serão instaladas fontes de água potável para atender às necessidades de hidratação dos participantes, que utilizarão copos de silicone.
A edição de 2023 é organizada pela Associação LOFF (Leave Only Friends and Footprints), que detém os direitos do Triton em Portugal, em parceria com duas organizações: a Teia D´Impulsos e o Centro de Ciclismo de Portimão.