Desporto

Portimão recebe em 2025 primeiro mundial de clubes de Ultimate Frisbee de praia

Foto - Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco
Foto - Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco  
De 14 a 19 de outubro, mais de 2500 atletas vão competir pelos títulos em disputa, na Praia da Rocha, em Portimão, sendo que há quatro equipas portuguesas que também vão a jogo.

Com cada vez mais praticantes em todo o mundo, o Ultimate está de regresso às areias portuguesas, agora numa competição de clubes que se divide em três categorias: masculina, feminina e mista. 
 
Vinte anos depois de ter recebido um mundial de seleções, na Figueira da Foz, Portugal volta a acolher jogadores de todo o mundo para uma semana preenchida com mais de 600 jogos.
 
A representar o nosso País serão quatro as equipas em competição, distribuídas pelas três divisões. De Aveiro e Lisboa, os Gambozinos e os Disc'Over, respetivamente, vão lutar pelo título masculino. As Marias, com atletas de todo o país, vão competir na divisão feminina e, na mista, uma equipa que joga em casa: os Ultimate Frisbee Algarve.
 
Para Filipa May, presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD),"É um orgulho imenso que Portugal seja uma vez mais o berço de uma competição de clubes de Ultimate de Praia que reúne equipas e atletas de nações dos quatro cantos do mundo. Mas o mais extraordinário é levarmos quatro equipas portuguesas, de norte a sul do país, quando o desporto está ainda a dar os primeiros passos - em comparação com outros países - e termos um leque atlético, embora reduzido, altamente competitivo", assume.
 
Mas afinal, o que é o Ultimate Frisbee?
 
Não se joga com uma bola mas sim com o disco voador que nos habituamos a ver ser lançado na praia, nas brincadeiras de miúdos e graúdos. Ainda assim, é uma modalidade que pode ser praticada também em campo relvado ou pavilhão.
 
Na versão de praia, como será o caso deste Mundial de Clubes, é disputada por duas equipas, com cinco jogadores e em cada uma, e dispensa a presença de um árbitro. O objetivo é que um jogador apanhe o disco na zona de marcação da equipa contrária.
 
Como regras básicas tem o facto de não poder haver contacto físico entre os adversários e o jogador não poder correr com o disco na mão. O jogador que tiver o disco tem 10 segundos para o passar a um colega de equipa, sendo que pode ser passado em qualquer direção. Se cair ou for intercetado, a posse muda de equipa.
 
O jogo termina quando a primeira equipa marcar 13 pontos ou quando terminar o tempo regulamentar.