Sociedade

Portimão: Prémio Municipal do Voluntariado 2025 distingue categorias "Escola Voluntária" e "Instituição Voluntária"

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A edição de 2025 do Prémio Municipal do Voluntariado, que visa reconhecer e valorizar o trabalho voluntário realizado no concelho, irá atribuir distinções nas categorias "Escola Voluntária" e "Instituição Voluntária". A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para o dia 5 de dezembro, às 17h00, no Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão, coincidindo com a celebração do Dia Internacional do Voluntariado e marcando o encerramento da Semana Municipal do Voluntariado.

PUB

Este ano, o prémio distingue, de acordo com o novo regulamento, escolas públicas e privadas do concelho, bem como entidades com projetos de voluntariado implementados no ano anterior ou em curso. As instituições vencedoras nas categorias "Escola Voluntária" e "Instituição Voluntária" receberão um prémio monetário de 4.500 euros e 3.500 euros, respetivamente, juntamente com os selos identificativos "Escola Voluntária 2025" e "Instituição Voluntária 2025".

O Prémio Municipal do Voluntariado, criado em 2018, encontra-se na sua sexta edição e tem como objetivo reconhecer projetos com impacto na vida dos beneficiários, nas áreas da solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação. Ao reconhecer estas iniciativas, o prémio visa promover a participação cívica e o envolvimento da comunidade, realça nota do Município de Portimão. 

Durante a cerimónia de entrega do prémio, serão apresentadas intervenções por parte das entidades distinguidas, um balanço da Semana Municipal do Voluntariado e a sessão de encerramento, que contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila.

No âmbito da Semana Municipal do Voluntariado, serão promovidas diversas iniciativas, entre as quais se destaca a ação comunitária "Por um Espaço Mais Limpo", realizada no dia 3 de dezembro na zona da Espargueira, na Ria de Alvor, entre as 9h30 e as 12h30. Esta atividade envolve a comunidade, escolas e voluntários inscritos na Plataforma Municipal de Voluntariado, numa manhã dedicada à preservação ambiental. A iniciativa, que conta com a colaboração da Associação A Rocha e da EMARP, tem como objetivo sensibilizar para a importância da sustentabilidade ambiental, estimular o espírito de colaboração e promover a ação local.

O Município promove ainda, no dia 4 de dezembro, uma ação de formação online para cerca de 20 voluntários da Plataforma Municipal de Voluntariado. Esta iniciativa tem como objetivo fornecer aos participantes noções fundamentais sobre o voluntariado, o seu enquadramento ético e legal, e reforçar as suas competências para a intervenção comunitária.