A Câmara Municipal informa em nota de imprensa, que alarga o período de candidaturas, a mais de um mês, para quem pretenda apresentar uma solução inovadora para um problema social ou um projeto na área do voluntariado.
O Prémio Municipal do Voluntariado, que está na sua sexta edição, distingue projetos de voluntariado e solidariedade com impacto na vida dos destinatários, nas áreas da solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação.
Uma das novidades desta edição é a criação do Prémio Municipal Escola Voluntária, ao qual se podem candidatar os estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada do concelho, desde que tenham implementado projetos de voluntariado, no ano letivo anterior.
Neste contexto, são elegíveis projetos desenvolvidos por alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, dos cursos gerais e profissionais.
O concurso atribui ainda, noutra categoria, o Prémio Municipal Instituição Voluntária que reconhecerá as organizações sem fins lucrativos, públicas ou privadas, sediadas ou com trabalho no concelho de Portimão que tenham implementado projetos também nesta área em 2024.
De acordo com o Município, após o encerramento do período de candidaturas, as ideias e os projetos a concurso serão avaliados pelo júri e a que obtiver a maior pontuação, em cada categoria, será a vencedora. Desta forma, à escola distinguida será entregue um prémio monetário no valor de 4.500 euros, enquanto a instituição vencedora receberá 3.500 euros. O regulamento estipula ainda que verba deve ser utilizada durante o ano letivo seguinte e o ano civil seguinte, respetivamente.
A par dos prémios serão atribuídos aos vencedores selos, que anualmente variam na cor e na data, com a validade de dois anos, período em que a recandidatura está vedada aos galardoados.
Os interessados em candidatar-se deverão consultar o regulamento e preencher o formulário de inscrição aqui.
A Câmara de Portimão instituiu o Prémio Municipal do Voluntariado em 2018 com o objetivo de promover esta prática solidária e de relevância social, bem como de valorizar o trabalho desenvolvido por entidades, associações e particulares.
O prémio foi atribuído pela primeira vez em 2019, a 5 de dezembro, Dia Municipal do Voluntariado, tendo ocorrido anualmente até 2023.
Em 2024, o Município promoveu uma pausa na atribuição deste galardão para identificar as áreas a melhorar, tendo posteriormente procedido à reformulação do Prémio Municipal, do qual se destaca a inclusão de duas categorias, sendo uma direcionada para as escolas e outra para as instituições.