Cultura

Portimão na rota do turismo industrial

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
“A Sardinha - Do Mar à Lata” e “O trabalho é já ali e a casa logo ao lado” são os temas das duas iniciativas que o Museu de Portimão organiza, em abril, no âmbito da quarta edição do programa nacional “à Descoberta do Turismo Industrial”.

PUB

O projeto marca a agenda cultural em diversas regiões do país, entre 5 e 19 de abril. No Algarve, o museu de Portimão é um dos 16 parceiros representados na iniciativa promovida pela Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

"A zona ribeirinha, o museu e as diversas áreas envolventes vão recriar o cenário e o ambiente ideais para elevar a experiência dos participantes nas ações marcadas para os dias 5 e 12 de abril, ambas às 15h00", regista o Município numa nota divulgada.

O primeiro roteiro “A Sardinha - Do Mar à Lata” será alusivo à faina e à importância que, outrora, a pesca teve enquanto motor de desenvolvimento económico e social da cidade. Por este motivo, no sábado, dia 5 de abril, tendo como ponto de partida o antigo local de descarga e lota do cerco, atual cais Gil Eanes, na zona ribeirinha, onde está atracada a traineira “Portugal Primeiro”, o desafio passa por embarcar numa viagem até ao passado. Será dado a conhecer o percurso da pesca do cerco, bem como os “rituais” da chegada das traineiras ao cais, a forma como era realizada a descarga e como era comercializado o peixe em lota.

A visita continua, à beira rio, até à antiga Fábrica de Conservas Feu Hermanos, atual Museu de Portimão, onde será mostrado o ambiente marítimo-industrial vivido naquela época, desde a chegada do peixe ao processo de transformação em conserva.

No sábado, dia 12 de abril, às 15h00, o foco será o quotidiano dos operários que laboravam na indústria conserveira.  “O Trabalho é já ali e a casa logo ao lado”, promete uma visita guiada aos bairros de ocupação marítima e operária, que ficavam situados em locais muito próximos das fábricas.

As duas atividades são gratuitas, mas é necessária inscrição prévia através do telefone 282 405 230 ou do email museu@cm-portimao.pt.

“À Descoberta do Turismo Industrial’ prioriza o contacto com fábricas em laboração e equipamentos museológicos. O programa surge sob proposta do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial e consiste em visitar fábricas em laboração, museus e espaços que contam a evolução da indústria portuguesa, como a melhor forma de conhecer as técnicas, a maquinaria e o saber-fazer das atividades produtivas até à atualidade.

A programação nacional completa do projeto pode ser consultada em https://business.turismodeportugal.pt.