O projeto apresentado pelo Celerator – Associação Parque Tecnológico do Algarve, que visa a dinamização de um novo polo tecnológico junto ao Autódromo Internacional do Algarve, dedicado às energias renováveis, denominado Polo Tecnológico no setor dos Transportes, Mobilidade e Soluções Energéticas, é apresentado esta sexta-feira, a partir das 15h30.
O Celerator é uma associação de direito privado, constituída conjuntamente pela Universidade do Algarve e pela Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, S.A, que tem como objeto, a promoção da investigação para dar respostas inovadoras no âmbito do setor dos transportes, da mobilidade e das soluções energéticas.
Configuram objetivos do projeto, o desenvolvimento de um parque tecnológico dedicado à investigação, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas à base de hidrogénio verde e de combustíveis sintéticos, através da criação de instalações incluindo laboratórios e centros de ensaios com 1.818 m2.
O trabalho a desenvolver com este projeto, apoiado por fundos europeus geridos pela CCDR Algarve, aponta para a criação de soluções de transporte de mercadorias automatizadas, contribuindo para a neutralidade carbónica; a requalificação e reciclagem de baterias elétricas de viaturas motorizadas e dos seus componentes e a investigação e desenvolvimento de soluções de integração de hidrogénio verde em combustíveis sintéticos.
Como meta, foi prevista a instalação de 5 empresas de setores de alta e média-alta tecnologia e em serviços intensivos em conhecimento, instaladas na infraestrutura em 2024.
O investimento elegível associado é de 7.278.900,00 €, com um apoio FEDER de 4.000 000,00 € (o que corresponde a uma taxa de cofinanciamento de 55%).
Estarão presentes na apresentação do projeto, Paulo Pinheiro da Parkalgar, Hugo Barros do CRIA - UAlg, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, António Miguel Pina, Presidente da AMAL, Paulo Águas, Reitor da UAlg, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.