As tradições e a identidade da China serão, por isso, o centro deste evento, que leva à zona ribeirinha de Portimão "muita cor, danças, costumes e imagens que pretendem dar a conhecer à comunidade esta cultura milenar, mas também festejar esta importante data". Todas as atividades são de entrada livre e gratuita.
A autarquia de Portimão adianta em nota enviada ao Algarve Primeiro que, a cerimónia de abertura do evento está prevista para dia 20 de fevereiro, às 15h00, no Largo da Antiga Lota com as emblemáticas Danças do Dragão e do Leão, bem como por atuações musicais e danças folclóricas. Outro dos pontos altos será a abertura de uma exposição documental sobre os costumes do Festival da Primavera, esta que é uma festividade tradicional que marca a reunião das famílias.
No fim de semana, a 21 e 22 de fevereiro, às 11h00 e às 15h00, o mesmo recinto acolhe diversos espetáculos e atividades culturais. É o caso de demonstrações de Kung Fu ou de música tradicional e dança. No edifício da Antiga Lota, o convite será para participar nas sessões de caligrafia chinesa ou para visitar, entre as 10h00 e as 17h00, a exposição de fotografia dedicada às tradições folclóricas.
Em 2026, o ciclo do Cavalo inicia-se a 17 de fevereiro, sendo a data celebrada em Portimão através do evento “Feliz Ano Novo Chinês”, iniciativa que promove o intercâmbio cultural e a aproximação entre os povos.
A celebração é organizada pela Embaixada da República Popular da China em Portugal e coorganizada pela Câmara Municipal de Portimão, com o apoio institucional da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, da Direção dos Serviços de Turismo de Macau e da Comissão Organizadora do Feliz Ano Novo Chinês no Sul de Portugal.