Ambiente

Portimão assinala Semana da Mobilidade com festival, Vai e Vem gratuito e bicicletas elétricas partilhadas

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
O Dia Europeu Sem Carros será assinalado em Portimão com a realização do InDireita Street Fest, que decorrerá na Rua Direita. Neste dia, 22 de setembro, a rua será encerrada ao trânsito para a realização desta iniciativa.

Segundo explica nota da autarquia, o InDireita Street Fest é um festival urbano ao ar livre, idealizado para celebrar o Dia Europeu Sem Carros que irá receber produtores locais (frutas, legumes e mais), artesanato, música ao longo do dia, um campeonato de skate, jogos, workshops, e dois chefes locais – João Marreiros (Loki) e Emídio Freire (Faina) – serão responsáveis pelos apontamentos gastronómicos de rua. As lojas localizadas na rua também participam no evento, promovendo animações, pelo que estarão abertas todo o domingo.
 
Basisko abre a programação musical, a partir das 11h00, seguido pela banda de David Dixon às 13h30, Rafael Alves às 15h30, Ben and the Pirates às 20h00, e os Compotas às 21h30. 
 
O projeto, InDireita Street Fest, é organizado pela associação cultural P.O.I.S! e apoiado pela Câmara Municipal de Portimão e Junta de Freguesia de Portimão. Conta também com a participação do Núcleo de Skate de Portimão.
 
O Dia Europeu Sem Carros será aproveitado pelo município de Portimão para apresentar um projeto piloto de mobilidade urbana sustentável, com a introdução de bicicletas elétricas partilhadas. Assim, entre as 11h00 e as 13h00, será possível conhecer e pedalar nestas novas bicicletas na Zona Ribeirinha de Portimão (concentração junto ao Coreto).
 
O projeto arranca com cerca de 100 bicicletas, podendo chegar a 200 numa segunda fase. "Será definido um período experimental de seis meses para avaliar o impacto nas dinâmicas de mobilidade e a segurança dos utilizadores do espaço público, sendo a sua continuidade revista ao fim deste período", refere a mesma autarquia. 
 
Também nos dias 20, 21 e 22 de setembro será concedida utilização livre no serviço de transporte público municipal, Vai&Vem, cuja frota já é 70% elétrica.