Sociedade

Portimão assinala Dia Internacional da Mulher com programa «cheio»

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Portimão volta a assinalar o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas, que passam pela ação social, cultura e desporto.

Segundo o município, a programação começou no dia 6 de março, com a presença de um cabeleireiro no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, com direito a um tratamento especial, estando prevista para hoje, uma sessão fotográfica.
 
No Dia da Mulher, que se assinala a 8 de março, as utentes deste Centro de Convívio vão almoçar no restaurante “Faina”, enquanto que, as senhoras do Centro de Convívio Sénior de Portimão participam na confeção de biscoitos, com direito a um lanche.
 
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes associa-se à efeméride e expõe a partir desta data a mostra documental "As Mulheres em detalhe", patente até 25 de março, sobre o universo feminino na forma de objetos, adereços, peças de vestuário, entre outros.
 
A partir das 11h00, o Café-Concerto do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “A mãe da noiva”, criado e interpretado por Ana Saragoça.
 
Destinado a alunos do ensino secundário, a peça é uma reflexão humorística sobre as muitas questões enfrentadas atualmente pelas mulheres de meia-idade.
 
Até 11 de março, decorre  no hall do auditório do Museu de Portimão a terceira edição do Simpósio Internacional de Pintura, que convida à exploração do tema “Liberdade e Mulher”.
 
Para o efeito, foram desafiadas quatro artistas reconhecidas internacionalmente, de diversas culturas e religiões, para interpretarem através da pintura, temas como os refugiados, a violência de género e a sustentabilidade, participando no simpósio Aseel Azizieh (Jordânia), Rasha Deeb (Síria), Toña Gomez (Espanha) e Kinga Subika (Polónia).
 
Iniciado no dia 6 de março, o 3º Simpósio Internacional de Pintura de Portimão pressupõe o desenvolvimento de uma investigação artística, abstrata e contemporânea sobre o tema proposto, num formato de atelier aberto, oferecendo a oportunidade de diálogo, não só entre as artistas envolvidas, mas também à comunidade interessada.
 
O Dia da Mulher  também vai ser assinalado na aula "Diabetes em Movimento", marcada para 8 de março no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, pelas três dezenas de pessoas inscritas neste programa, conclui nota do município.