Comunicado do Município de Loulé, adianta que o programa prevê uma cobertura de 98% de rede móvel da área territorial das freguesias do interior do concelho (Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim) e contempla a contratação de soluções e equipamentos digitais à operadora NOS, em quatro áreas prioritárias: ação social e apoio a populações mais frágeis, educação, turismo e proteção civil.
Uma das iniciativas que integram este investimento é a monitorização de 160 beneficiários, todos eles pessoas idosas, durante 36 meses, em regime de teleassistência. Numa fase inicial, são 12 os beneficiários. Ao mesmo tempo, numa ação conjunta com a Unidade Local de Saúde do Algarve, 50 idosos participam num sistema de monitorização de indicadores de saúde.
A monitorização de incêndios florestais, a digitalização de percursos naturais e culturais ou a criação de pontos turísticos com realidade aumentada são outras das ações em curso no âmbito deste programa, realça o documento.
Para a autarquia, esta ação visa promover o desenvolvimento «do vasto interior do concelho de Loulé, atraindo atividade económica, fixando população e melhorando a qualidade de vida de quem aqui reside», tendo significado um investimento global que ascende a 2,5 milhões de euros.