Ambiente

Poeiras do Norte de África afetam qualidade do ar no Sul

 
Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo são as zonas onde se sente mais o fenómeno, cujos efeitos se devem sentir pelo menos durante dois dias.

Segundo o jornal Público, estas três regiões estão a ser as mais afetadas pela concentração de partículas PM10 (diâmetro aerodinâmico inferior a dez nanogramas), mas também o litoral e o interior do centro e norte serão afetados.
 
A nuvem de poeiras transportada por uma massa de ar com origem no Norte de África chegou esta terça-feira a Portugal Continental, confirmou um alerta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
 
De acordo com a Direção-Geral de Saúde, estas partículas inaláveis PM10 têm efeitos na saúde sobretudo da população mais sensível, crianças e idosos, que devem ter cuidados redobrados durante estas situações.
 
Segundo o jornal, os mapas de previsão de poeiras provenientes de regiões áridas para as próximas horas e dias do Centro Regional de Poeiras de Barcelona da Organização Meteorológica Mundial e da Universidade de Atenas, chamado SKIRON Dust, indicam que a nuvem de partículas em suspensão deve sentir-se pelo menos até ao fim do dia desta quarta-feira.