A iniciativa convida a comunidade a participar numa caminhada de cerca de 5 quilómetros, que alia a prática de atividade física à recolha de resíduos.
De participação livre e sem necessidade de inscrição, o evento está aberto a todos, «num espírito de partilha e cidadania ativa», destaca nota da Junta de Freguesia de Quarteira enviada ao Algarve Primeiro.
Esta ação está inserida no evento final da Páscoa Ativa, dinamizado pela Divisão de Associativismo e Eventos Desportivos da Câmara Municipal de Loulé, que leva à Praça do Mar, a partir das 11h00, um conjunto de atividades desportivas e de lazer, incluindo aulas de treino funcional, yoga, pilates, capoeira kids e zumba.
O Plogging Quarteira é, ainda, reconhecido como ecoevento pela Algar. A organização da Junta de Freguesia conta com o apoio do Plogging Santa Maria da Feira.