As piscinas municipais de Albufeira foram encerradas devido à presença da bactéria Legionella detetada nas águas quentes sanitárias.
Segundo a TVI, a autarquia de Albufeira informou que a presença da bactéria foi conhecida esta quinta-feira, após análises realizadas no dia anterior.
Sabe-se que a Autoridade Regional de Saúde está a acompanhar a situação e que para já não há registo de infeções nas pessoas que frequentaram o equipamento.
Durante este fim de semana, as piscinas municipais estarão encerradas e na segunda-feira serão efetuadas novas análises para tentar perceber se há condições para a reabertura, já que o tratamento é realizado ao longo de três dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a "legionella" é uma bactéria capaz de sobreviver em condições ambientais hostis por longos períodos, o que contribui para a sua fácil disseminação.
A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.