Uma comitiva de 30 algarvios representou os 9552 subscritores da petição pela construção do novo Hospital Central do Algarve na audição pelos deputados da comissão parlamentar da saúde, na segunda-feira, na Assembleia da República.
Nota do PSD Algarve revela que a iniciativa, cujo primeiro subscritor foi o deputado Cristóvão Norte (PSD), «mobilizou milhares de algarvios em todos os concelhos» e fará com que o assunto seja agora debatido no plenário da Assembleia da República, assim que o deputado relator, Jorge Botelho (PS) prepare o relatório sobre a petição e a audição aos representantes dos peticionários.
Bruno Sousa Costa e Tiago Botelho, foram os porta vozes da comitiva que se deslocou ao Parlamento, tendo o primeiro recordado que, embora desde 2006 o estudo do professor Daniel Bessa encomendado pelo Governo previsse o Hospital Central do Algarve (HCA) como segunda prioridade, «a verdade é que não avançou, ao contrário de Évora ou Seixal que estavam atrás». Tiago Botelho afirmou que «preferíamos que o HCA já fosse uma realidade e não ter de o vir reivindicar ao Parlamento». Denunciou que existem hoje doentes operados e que, «com ferida cirúrgica são internados na Urgência por haver falta de camas nas enfermarias».
Os sociais-democratas registam ainda que todas as forças políticas presentes, PSD, PS, Chega, PCP e BE foram unanimes no apoio ao objetivo final da petição, que defende a construção do novo Hospital Central do Algarve.