O Partido Ecologista Os Verdes (PEV), deu início no dia 1 de março, a mais uma campanha do "Roteiro Ecologista", que inclui iniciativas por todo o País, junto das populações.
Iniciativa que terá lugar entre os dias 8 e 11 de março, pelo Alentejo e Algarve, sob o mote roteiro da água.
Com este roteiro, o partido pretende dar às questões da água "a visibilidade que estas merecem, ouvindo instituições públicas, associações, movimentos e população", esclarece em comunicado.
O PEV considera "inconcebível" que a gestão do abastecimento de água e do saneamento, seja feita em função de uma lógica de obtenção de lucro, sendo "frontalmente" contra a privatização do setor da água ou da concessão da sua gestão a privados. Só concebe a gestão pública que obedeça ao princípio do direito humano à água, declarado pela ONU, assim como ao princípio do uso eficiente da água, tendo em conta a escassez do recurso e a ameaça das alterações climáticas.
Nos territórios por onde este roteiro vai andar, a questão da escassez da água estará em evidência, com a recomendação de "políticas sérias" de investimento e de gestão deste recurso.