Ambiente

Participe na ação de limpeza que vai limpar a terra e o mar em Albufeira

Foto - Rui Gregório
Foto - Rui Gregório  
O evento realiza-se no próximo dia 16 de setembro, com ponto de encontro marcado para as 9h00, na Marina de Albufeira.

A ação de limpeza costeira “Vamos Limpar Terra e Mar”, é uma iniciativa do Município de Albufeira em parceria com várias entidades do concelho, nomeadamente a Marina de Albufeira, Associação de Pescadores de Albufeira, Associação de Pescadores da Baleeira, Bombeiros Voluntários de Albufeira, Easydivers, Dreamwave; Algarexperience, Doca Pesca, Delegação Marítima de Albufeira e a AIMM – Associação para Investigação do Meio Marinho, informa a autarquia em nota divulgada.
 
A iniciativa integra uma ação de limpeza subaquática e terrestre, esta última a decorrer nos terrenos adjacentes à Marina de Albufeira. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/tCkr84SYwSTZAs9X6
 
"Os oceanos são uma das principais reservas de biodiversidade do mundo, constituem mais de 90% do espaço habitável do planeta, sendo que albergam cerca de 250.000 espécies conhecidas e fornecem metade do oxigénio que respiramos. Consciente desta realidade, o Município de Albufeira está empenhado nesta causa primordial para a sobrevivência do nosso planeta “a casa de todos nós”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
 
José Carlos Rolo refere que “o município tem desenvolvido um forte investimento em ações e iniciativas que visam proteger a qualidade ambiental das nossas praias,  nomeadamente ao nível do saneamento e limpeza do areal, o que tem resultado em impactos bastante positivos no que se refere à imagem do destino”.
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelos pelouros do ambiente e assuntos do mar, recorda que a 1.ª edição contou com a participação de 109 voluntários e resultou na recolha de mais de 2 toneladas de lixo do areal, das arribas e do fundo do mar. O autarca chama a atenção para que “todos os anos 5 a 12 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes, pelo que é urgente combater a contaminação dos oceanos”.
 
Na mesma nota, o responsável apela  a todos os cidadãos para  que no próximo dia 16 de setembro, se juntem à iniciativa.