Durante a cerimónia, o presidente do ABC, Pedro Castelo Branco, apresentou as atividades do Outreach, nomeadamente o laboratório da genética clínica, o centro de investigação em entomologia médica e o biobanco. Para além disso, anunciou a relocalização da ressonância magnética para o mesmo edifício onde ficará instalada a PET, permitindo uma prestação de cuidados de saúde articulada para os doentes oncológicos da região que, assim, poderão realizar na mesma localização a ressonância magnética, a PET e os estudos genéticos. Foi desta forma criado o Centro de Diagnóstico Oncológico Avançado, que irá estar operacional já no próximo ano, explica nota da Câmara de Loulé enviada ao Algarve Primeiro.
Tiago Botelho, presidente da ULS do Algarve, anunciou a novidade na cerimónia, a localização no novo edifício do Centro de Procriação Medicamente Assistida, que irá ajudar muitos casais a conseguirem ter filhos, o que “colocará o Algarve na linha da frente” também no que respeita ao tratamento da infertilidade. Será o segundo Centro Público de Procriação Medicamente Assistida do país, mas pretende ser “ainda melhor” do que o único que existe atualmente em Portugal, localizado na zona do Porto. Será mais uma pareceria entre a ULS, o ABC e o Município de Loulé.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, enalteceu o anúncio que dá mais um passo para o Ecossistema da Investigação Clínica aplicada às áreas das Biociências e da Medicina, contribuindo desta forma para colocar à disposição das pessoas a vanguarda da prestação dos serviços clínicos existentes na atualidade. Enalteceu ainda, a parceria dos últimos anos com o ABC e o relacionamento e articulação que existe atualmente entre a Câmara Municipal, a ULS do Algarve e o ABC; referindo que, juntos estão a tornar criar as melhores soluções para os algarvios, como seja na área oncológica e agora na procriação medicamente assistida. Acaba de ser criado o Parque da Saúde em Loulé, apostando na ciência, na qualidade de vida e nos cuidados médicos prestados, contribuindo ainda para diversificar a base económica da região, destacou o autarca.