O Parque da Juventude da cidade encerra ao público na próxima segunda-feira, 2 de outubro, para que seja iniciada a sua requalificação e a construção do novo parque radical. Este espaço verde com cerca de 15.000 m2, terá novas áreas fruição, de desporto informal e acessível a todos os cidadãos.
A autarquia de Portimão preparou um
vídeo onde explica as principais intervenções que serão efetuadas no parque.
Nota do município avança que a obra contempla a recuperação dos espaços verdes e caminhos existentes, a construção de um passadiço e de uma torre de vigia, situada no ponto mais alto do parque. Serão levadas a cabo as requalificações das entradas sul e norte, do parque infantil, da cafetaria, das casas de banho e do lago, que passará a contar com um deck e plantas depuradoras de água. Segundo a mesma fonte, durante a obra, os “animais residentes” no parque ficarão na Quinta Pedagógica de Portimão.
Incluídas na empreitada estão, também, a construção de um novo equipamento infanto-juvenil, a instalação de um ginásio ao ar livre, bem como a conversão num novo campo de jogos do espaço onde, antigamente, funcionou o skate park.
A obra irá desenvolver-se ao longo de cerca de 9 meses, período durante o qual o parque ficará encerrado à população, com exceção aos atletas que treinam na pista de BMX.
Durante este período decorrerá também a construção de um novo parque radical, que ficará localizado na pista para carros telecomandados, que será desativada. A autarquia sublinha ainda, que este parque radical foi alvo de um novo projeto, "previamente consensualizado pelos clubes das modalidades", e será executado por uma empresa especializada nesta área.