Alexandre Pereira, deputado municipal em Olhão, classifica de «intolerável e inadmissível» o episódio de «violência gratuita» que aconteceu nas ruas da cidade. «Quero exprimir o mais veemente repúdio pelas violentas agressões e roubo contra o cidadão nepalês, em Olhão e reafirmar a rejeição de todo e qualquer tipo de violência, discriminação e intolerância contra qualquer pessoa», afirma em comunicado.
Os vídeos das agressões publicados nas redes sociais mostram os cinco jovens a agredir violentamente, com murros e pontapés, o cidadão, em pleno espaço público, tendo ocorrido ainda uma tentativa de queimar o cabelo da vítima.
«A tortura, a xenofobia e a violência não podem ter lugar em Portugal! Temos de ser um país de total respeito pelos direitos humanos, onde os crimes de ódio sejam devidamente punidos, e onde todas as pessoas, independentemente do seu contexto, se sintam seguras», assinala o deputado.
Alexandre Pereira defende que é preciso continuar a trabalhar «por uma sociedade que pugne pela garantia e proteção dos direitos humanos de todas as pessoas, independentemente da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual, como estabelece o 13.º artigo da Constituição da República Portuguesa».
Promete que o partido irá reforçar o «diálogo com as associações e coletivos da sociedade civil que, diariamente, trabalham neste sentido».
Lamenta que este não tenha sido um caso isolado, existindo outros relatos de ataques contra imigrantes asiáticos. «Casos como este merecem o nosso total repúdio e requerem que sejam urgentemente tomadas medidas efetivas para garantir que ninguém é vítima de tamanha violência e que os olhanenses e quem nos visita se possam sentir seguros em Olhão», conclui.