Política

PAN propõe reunião com autarquia de Albufeira para debater políticas de bem-estar animal no concelho

PAN propõe reunião com autarquia de Albufeira para debater políticas de bem-estar animal no concelho
PAN propõe reunião com autarquia de Albufeira para debater políticas de bem-estar animal no concelho  
Foto Freepik
A Comissão Política Distrital do Algarve do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), propôs uma reunião com a Câmara Municipal de Albufeira para discutir as políticas de bem-estar animal implementadas no concelho.

Em comunicado, o partido explica que a iniciativa visa esclarecer as ações e medidas adotadas pela autarquia, "com especial enfoque na gestão do canil municipal e na colaboração com associações locais de proteção animal".
 
Saúl Rosa, membro da comissão política Distrital de Faro, diz que "é essencial compreendermos como a autarquia está a gerir as questões de bem-estar animal em Albufeira. Queremos assegurar que os animais recebam os cuidados necessários e que as associações, que trabalham incansavelmente para proteger esses animais, recebam o apoio adequado."
 
Entre os tópicos centrais da agenda do PAN está a dinâmica de funcionamento do canil de Albufeira, além da análise dos protocolos vigentes entre a autarquia e as associações locais de proteção animal locais. 
 
Uma dessas associações é a Tiny Shelter, que o PAN indica pretender visitar em breve. O partido indica que a associação tem enfrentado desafios significativos na execução das suas tarefas e alega falta de apoio adequado da autarquia. 
 
Saúl Rosa mencionou que, segundo filiados e membros do partido que acompanham de perto o trabalho de Isabel Searle, responsável pela Tiny Shelter, "esta tem realizado um esforço árduo e persistente no resgate e cuidado de animais, muitas vezes sem o apoio necessário".
 
O PAN destaca a importância do trabalho da Tiny Shelter e solicita uma "resposta clara" e um apoio "concreto" por parte da autarquia. Saúl Rosa enfatiza a necessidade de uma abordagem mais "colaborativa e transparente" por parte da Câmara Municipal de Albufeira: "Estamos aqui para garantir que associações como a Tiny Shelter possam continuar a realizar o seu trabalho vital sem os obstáculos que têm enfrentado até agora. Vamos reivindicar um apoio justo e adequado, e brevemente iremos visitar as instalações da associação para conhecer melhor a realidade da mesma." concluiu Saúl Rosa.
 
O partido acrescenta que estes trabalhos políticos também baseiam-se no arranque do projeto “PECAA” (Ponto de Entendimento para a Causa Animal no Algarve) que será um ponto de entendimento para uma maior articulação de proximidade entre o partido e todas as associações zoófilas no Algarve, que terá nova discussão no dia 3 de agosto na sede do PAN Faro.