A primeira atuação acontece em Portimão, onde a Orquestra volta a integrar a programação do Festival da Sardinha. No palco Fora de Tempo, instalado no Jardim 1.º de Dezembro, decorrerão três concertos de entrada livre, sempre às 18h30, protagonizados por projetos liderados pelos saxofonistas da Orquestra: Ricardo Pires Trio (4 de agosto), LD Miguel Trio (6 de agosto) e Alexandre Castaldo Trio (9 de agosto).
Em Lagos, a programação prossegue com duas iniciativas também de entrada livre. No dia 6 de agosto, às 22h00, Vítor Guerreiro 4TET sobe ao palco da Feira do Livro de Lagos, apresentando uma leitura contemporânea dos grandes clássicos do jazz americano. Já no dia 29 de agosto, às 19h30, o Leon Baldesberger Quarteto integra a tradicional Festa do Banho 29, promovida pelo Município de Lagos, num concerto que combina temas originais e novas abordagens ao repertório jazzístico.
O destaque do mês será mais uma digressão de verão da Orquestra de Jazz do Algarve com Soul Powerhouse!
Com uma proposta dedicada à Soul, Funk, ao Motown e às suas influências na música contemporânea, Soul Powerhouse percorre mais de seis décadas de música, celebrando artistas que marcaram gerações, cruzando-os com referências mais atuais, através de novas orquestrações concebidas especialmente para esta produção.
Para esta digressão, a Orquestra recebe diretamente de Londres a convidada Florelie Escano, australiana de origem e uma das vozes em destaque da cena soul e jazz do Reino Unido.
A digressão passará por quatro localidades algarvias, todas com entrada livre: 14 de agosto | 22h00 – Tavira, Praça da República; 15 de agosto | 22h00 – Carvoeiro, Largo da Praia; 21 de agosto | 22h00 – Ferragudo, Largo Rainha D. Leonor e 22 de agosto | 21h30 – Monchique, Anfiteatro da Vila.