Política

Orçamento: Deputado Municipal do PAN entregou 70 propostas à Câmara Municipal de Olhão

 
Alexandre Pereira, deputado municipal do PAN, fez saber que entregou à Câmara Municipal de Olhão, um conjunto de 70 propostas para as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento de 2025. Para o deputado, as propostas apresentadas, "refletem as principais preocupações e prioridades dos olhanenses", abrangendo áreas como ambiente, mobilidade, habitação, bem-estar animal e desenvolvimento económico.

Entre as medidas propostas, Alexandre Pereira destaca na área do Ambiente e Sustentabilidade: A reabilitação das zonas ribeirinhas, proteção e preservação da Ria Formosa, a reutilização de águas tratadas e a criação de hortas urbanas comunitárias.
 
Na Mobilidade: Passagens seguras e inclusivas na linha férrea, uma rede alargada de ciclovias e passeios mais espaçosos e acessíveis, garantindo segurança e autonomia para pessoas com mobilidade reduzida e invisuais.
 
No Bem-Estar Animal: Conclusão urgente do novo Canil/Gatil Municipal, criação de um Plano Municipal de Proteção, Saúde e Bem-estar Animal e maior apoio às associações e cuidadoras informais locais.
 
Na Habitação e Desenvolvimento Social: Incentivos à reabilitação de imóveis devolutos, promoção de habitação acessível e criação de um programa de “Habitação Solidária”, onde habitações reabilitadas sejam destinadas a jovens em início de vida e a idosos em situação de vulnerabilidade, promovendo coexistência geracional e apoio mútuo.
 
Embora o representante do PAN admita que não obteve qualquer resposta significativa do executivo, quando apresentou mais de 60 propostas no ano passado, diz estar "determinado em propor soluções viáveis e construtivas". 
 
O deputado sublinha que a proteção da Ria Formosa e dos seus frágeis ecossistemas é uma prioridade absoluta. “Não podemos ignorar o impacto ambiental das nossas escolhas. A preservação da nossa Ria Formosa é um compromisso inegociável que deve ser respeitado em todas as decisões de desenvolvimento. A Ria Formosa está a saque: viveiros de ostras a perder de vista, circulação abusiva e descontrolada de embarcações, descargas de esgotos ilegais… A Ria é o maior património natural de Olhão, é um ecossistema único que sustenta a biodiversidade, alimenta tradições e apoia as comunidades piscatórias que moldam a nossa identidade.”
 
Para Alexandre Pereira as propostas apresentadas ao Município, “são um convite a um novo modelo de gestão, mais aberto, mais responsável e mais próximo das reais necessidades do concelho.”