O mais recente campo de golfe do Algarve, situado no Ombria, no concelho de Loulé, conquistou o prémio de “Melhor Novo Campo de Golfe da Europa” na edição de 2024 dos World Golf Awards, uma das mais prestigiadas distinções no universo do golfe, cerimónia que decorreu no Funchal, e na qual Portugal foi considerado Melhor Destino de Golfe do Mundo.
Projetado pelo arquiteto português Jorge Santana da Silva, o campo de Golfe do Ombria Algarve foi distinguido em 2019 com uma certificação da GEO Foundation for Sustainable Golf – uma referência internacional que exige os mais elevados padrões de sustentabilidade em seis áreas-chave – natureza, água, energia, cadeia de abastecimento, controlo da poluição e comunidade.
O diretor de Golfe do Ombria Algarve, Salvador Costa Macedo, declarou ser "uma honra para o Ombria Algarve receber este prémio tão significativo, que celebra a nossa dedicação à qualidade, sustentabilidade e à experiência única que oferecemos aos jogadores de golfe de todo o mundo".
Com forte preocupação ambiental, as principais considerações de conceção abordadas pelo Ombria Algarve, relativamente à construção do seu campo, "incluíram a redução das áreas de relva, preservação e integração das paisagens fluviais nativas, conservação das florestas e repovoamento das espécies nativas da região. Dispõe também, de todo um sistema de rega altamente eficiente para fazer face às naturais características existentes", lê-se num comunicado divulgado.
Detido pelo Pontos Group, um family office finlandês, o Ombria pretende ser pioneiro de uma nova geração de destinos, em que a autenticidade e a sustentabilidade ambiental e social, bem como a integração com a comunidade local, formam os pilares fundamentais.