Política

Olhão: Deputado Municipal do PAN reconhece esforço da autarquia na promoção do bem-estar animal

 
O deputado municipal Alexandre Pereira e Brígida Bizarro do PAN Olhão visitaram o atual Canil Municipal e as obras do novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA).

Em comunicado, Alexandre Pereira relembra que numa reunião com a autarquia em 2020 referiu que “uma política que aposta no bem-estar animal deve priorizar campanhas de esterilização em massa, como meio mais imediato de minorar o problema do abandono e aumento do número de animais errantes, devendo por isso realizar protocolos com mais clínicas veterinárias para aumentar o número de esterilizações, apostar em campanhas de sensibilização e adoção responsável, e não pode ignorar as dívidas que associações e cuidadores informais vão acumulando nas clínicas veterinárias para tratar e cuidar dos animais abandonados que são da responsabilidade da autarquia, sendo por isso necessário aumentar os valores dos subsídios às associações”. Sobre esta questão, acrescentou que na mesma reunião foi solicitado que fossem utilizados dois outdoors para campanhas de esterilização e adoção, tendo a vereadora do anterior executivo referido que tal não seria possível.
 
O deputado municipal em Olhão, assume que “passados três anos, é com agrado que percebemos que o efeito do PAN é real e que esta proximidade com a comunidade, associações, cuidadores informais e autarquia resulta. Aquilo que não foi possível há três anos, hoje existe. Já temos outdoors com campanhas de sensibilização e adoção responsável, existiram aumentos no apoio às associações, aumentaram os números de esterilizações e está previsto um acordo com clínicas veterinárias para dar apoio às necessidades do município. É suficiente? Não, ainda não! Mas torna-se evidente que os alertas e chamadas de atenção constantes do PAN fazem falta em Olhão”, sublinha.
 
Brígida Bizarro, filiada e voluntária na causa animal, que acompanhou o deputado, colocou várias questões ao Médico Veterinário Municipal, Pedro Rego, tendo o PAN ficado a saber que a conclusão da infraestrutura do novo Centro de Recolha Oficial de Anamais está prevista para o final do ano, sendo os custos com material, aço e ferro o principal problema para o atraso da obra. O novo CROA contará com um espaço para 60 felinos, 150 canídeos e ainda um local para equídeos, e a equipa responsável pelo centro será composta por três médicos veterinários.
 
Alexandre Pereira destacou ainda que o protocolo existente entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Olhão deveria ser alargado às freguesias de Pechão, Quelfes, Fuseta e Moncarapacho, uma vez que também nestes locais existem cuidadores a necessitar de ajuda com alimentação e cuidados médicoveterinários.
 
Os representantes do partido mostraram-se disponíveis para colaborar com o vereador Ricardo Calé, e em conjunto definirem estratégias de atuação, como por exemplo: criar um Banco Alimentar Animal para famílias carenciadas, ajudando a minimizar a problemática do abandono animal por falta de recursos; implementar uma política de educação/sensibilização sobre o tema da Proteção e Bem-Estar Animal à população em geral; criar campanhas de adoção eficazes e periódicas; abrir o atual canil durante mais dias, incluindo fins de semana, de forma a que os animais tenham interação com voluntários, para que sejam mais fáceis as adoções ou elaborar e implementar no município um regulamento de proteção, saúde e bemestar animal.
 
Alexandre Pereira diz ter ficado por esclarecer, se o Grupo de Acompanhamento do Bem-Estar Animal (GABEA), criado em janeiro de 2022 e que previa reunir com uma periodicidade trimestral, tem cumprido esta regularidade e qual a avaliação do primeiro ano de trabalho.