Na companhia do reitor da UAlg, o responsável deslocou-se ao local onde decorrem as empreitadas das futuras residências de estudantes, quer no Campus da Penha, quer no Campus de Gambelas, num investimento total de 15,8 milhões de euros, resultando em 287 novas camas, 125 no Campus da Penha e 162 no Campus de Gambelas, informou a UAlg.
A residência universitária da Penha II, adjudicada por 6,8 milhões de euros, será composta por cinco pisos, numa área total de construção de 3.977 m2. As 125 camas distribuem-se por 71 quartos individuais, 24 duplos, 5 quartos adaptados e 1 apartamento T1.
Já a residência universitária de Gambelas, adjudicada por 8,9 milhões euros com um área de construção de 1781 m2, distribui-se por 3 pisos com 162 camas, incluindo 80 quartos individuais, 38 quartos duplos, 5 quartos acessíveis e 1 apartamento T1.
A par das obras em curso, Pedro Dominguinhos visitou ainda as residências universitárias da UAlg que já foram alvo de renovação. O responsável fez ainda um ponto de situação das obras, onde foi assegurado que estão a ser cumpridos os prazos de execução.
A universidade algarvia recorda que desde maio de 2023, terminou a renovação de cinco residências e procedeu à adaptação de uma vivenda para alojamento universitário. Atualmente, além da construção das duas novas residências, está também a requalificar o Lote O, em Gambelas. Com todas as suas residências renovadas e com as duas em construção, a UAlg passará a dispor de 729 camas. O investimento, que inclui obra, projetos e mobiliário, totaliza os 25,3 milhões de euros (s/ IVA), com financiamento 16,1 milhões.