Lançada originalmente em 2019, pela Editora Gente Singular, a obra só iniciou a sua digressão de apresentações em 2024, devido à pandemia e a constrangimentos pessoais que afetaram o autor.
Segundo o historiador, galardoado há alguns meses com o Prémio Defesa Nacional 2023, D. Fernando de Meneses foi "um dos homens mais notáveis do seu tempo, não obstante a pouca atenção que a historiografia lhe tem prestado". Nomeado capitão de Ceuta, em 1490, comandou vitoriosas expedições militares no Norte de África, tendo o seu governo na cidade do Estreito durado até 1509. Em 1496, foi titulado primeiro conde de Alcoutim e, em 1499, segundo marquês de Vila Real. "Apresentando laivos do que viria a ser o cavaleiro português do Renascimento, distinguiu-se não só como militar e administrador, mas também como homem culto e de pensamento humanista", refere o historiador sobre "um dos personagens mais interessantes da transição do séc. XV para o séc. XVI português".
Após as passagens por Vila Real de Santo António, Alcoutim, Tavira e Faro, a obra será agora apresentada em Loulé, numa sessão de entrada livre.