Cultura

Obra biográfica de Vítor Neto foi lançada em Silves

Fotos - CM Silves
Fotos - CM Silves  
A cerimónia de apresentação do livro "Vítor José Cabrita Neto - Uma não Biografia", da autoria da historiadora Maria João Raminhos Duarte, decorreu no passado dia 19 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves. Estiveram presentes diversas entidades locais e regionais, familiares, trabalhadores da empresa Teófilo Fontainhas Neto, amigos e admiradores do biografado.

 
 
 
De acordo com nota da Câmara de Silves, "a obra celebra a vida e o legado do político e empresário algarvio. O percurso de um homem de imensa coragem, um homem de causas, que lutou incansavelmente pelos valores da liberdade e da democracia, em oposição à ditadura. Deu importante contributo para a construção da Democracia no pós 25 de abril de 1974, destacando-se posteriormente na qualidade de empresário e secretário de Estado do Turismo, afirmando-se particularmente como reputado especialista na área do turismo algarvio".
 
A historiadora e autora professora Maria João Raminhos Duarte explicou o conteúdo da “Não Biografia” e o desafio que enfrentou para dar resposta ao convite do Município de Silves, que lhe foi dirigido no quadro do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974.
 
 
 
 
O professor João Guerreiro, ex-reitor da Ualg, teve oportunidade de abordar as diferentes fases da vida de Vítor Neto.
 
A presidente da Câmara de Silves encerrou a cerimónia, elogiando o homenageado. 
 
Na homenagem, Vítor Neto fez alusão à vida, desde a juventude, os 12 anos de exílio em Itália, o pós 25 de abril de 1974, a reestruturação e reativação da empresa Teófilo Fontainhas Neto, as funções como secretário de Estado do Turismo e o seu papel, ainda atual, como líder do NERA. Não deixou de abordar a relação especial que teve com o pai considerando-o o seu “mestre mais importante”.
 
A publicação da “Não Biografia” integra as comemorações dos 50 anos do 25 de abril no concelho de Silves.