Economia

O que os turistas algarvios mais valorizam na região

Foto - Nuno Augusto Fotografia / Algarve Visto do Ar
Foto - Nuno Augusto Fotografia / Algarve Visto do Ar  
De acordo com os inquéritos realizados pelo Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO), durante a época alta, os resultados destacam o especial reconhecimento dos visitantes pela segurança, qualidade ambiental e simpatia dos residentes.

O estudo revelou que 83,8% dos turistas manifestam a intenção de regressar ao Algarve nos próximos cinco anos, enquanto 95,2% afirmam que recomendariam a região a outras pessoas. 

As principais motivações para visitarem a região continuam a ser as férias e o lazer, com 90% dos inquiridos a escolherem o Algarve para desfrutar de momentos de descanso. A praia, o sol e o mar continuam a ser as atividades mais procuradas, com 39% das escolhas, seguidas pela gastronomia (23%) e pelas excursões e passeios turísticos (16%).

A qualidade dos serviços turísticos é também reconhecida. Os serviços de alojamento, com uma avaliação de 4,31 (numa escala de 1 a 5), destacam-se como os de maior qualidade, seguidos pela restauração (4,19). A simpatia dos residentes foi também um ponto alto da avaliação, com uma média de 4,07.

No que ao custo do destino diz respeito, o Algarve é considerado um destino de custo moderado, com uma média de 3,33 na escala de preços. A avaliação mais alta foi atribuída aos serviços de alojamento (3,53), enquanto as lojas tradicionais e os centros comerciais apresentaram preços mais moderados (3,19 e 3,16, respetivamente).

Para, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve "Os resultados destes inquéritos são apenas a confirmação do excelente trabalho que temos vindo a desenvolver para promover o Algarve como um destino seguro, sustentável e acolhedor. Continuamos focados em oferecer aos nossos visitantes uma experiência autêntica, mas sempre equilibrada entre a preservação dos nossos recursos naturais e o crescimento económico da região."