Dicas

O que deve ignorar para ser feliz

O que deve ignorar para ser feliz
O que deve ignorar para ser feliz  
Foto - Freepik
Está provado que, as pessoas com quem convivemos podem trazer-nos muita felicidade ou muita dor, tudo depende da importância que lhes atribuímos.

Segundo a ciência, quem quer ser feliz tem de aprender a ignorar muitas das atitudes das pessoas que tem ao seu redor e, em muitos casos, a melhor opção é o afastamento.
 
Lidar com pessoas com comportamentos tóxicos é muito mais do que desconfortável, é uma questão de saúde mental, evidenciam os entendidos.
 
Assim, é fundamental que tenhamos em mente aquilo que mais nos afeta para que possamos proteger-nos, recomendam os mesmos entendidos deixando algumas dicas que o poderão ajudar:
 
1. Desvalorize a crítica dos outros
 
É verdade que aprendemos nas relações com os outros, mas também é um facto que há pessoas que nos destroem com o que dizem, já que as suas críticas são ferozes, mal intencionadas e negativas. Anote que, “ninguém nos deve afetar sem o nosso consentimento”, por isso, selecione muito bem as pessoas com quem convive, respeite-as e exija também esse respeito.
 
2. Afaste-se de pessoas que lhe geram insegurança
 
Há pessoas que se consideram tão especialistas que reduzem o valor dos outros ao mínimo, o que nos gera muita insegurança, mal estar e frustração. Saiba que não tem de lidar com esse tipo de pessoa e que, se quer ser feliz, tem de optar por outro caminho em que as relações sejam agradáveis e em pé de igualdade.
 
3. Não se preocupe com aquilo que não pode controlar
 
Um dos fatores que nos conduz à infelicidade e do qual nos devemos afastar é de pessoas que não nos deixam descontrair e que nos fazem estar sempre em pressão e preocupados. São pessoas imprevisíveis, imaturas, egoístas e que pouco se importam com o que podem afetar os demais e fazem com que estejamos sempre com as atenções voltadas para si para evitarmos que firam alguém que amamos ou que nos magoem. Esta também é uma relação tóxica que deve ser evitada.
 
4. Não entre em jogos de comparação
 
Há pessoas que gostam de ferir os outros através da comparação: “aquela mulher é melhor do que tu”, “o teu marido não é capaz de fazer isso?, o meu faz tudo” e daí por diante. Estas comparações obcsessivas e sem fundamento destroem uma qualquer ligação e impedem que sejamos livres, descontraídos e felizes quando este tipo de personalidade está na nossa presença, por isso, afaste-se e mantenha a sua postura e capacidade de luta, acreditando no seu valor e nas suas capacidades. Registe que, qualquer um de nós merece mudar de vida e apreciar as conquistas. Se alguém não o quer para si, então não vale a pena estar ao seu lado, sublinham os especialistas.
 
4. Evite pessoas interesseiras e egoístas
 
Pode não ser fácil, mas é importante analisar  as pessoas em nosso redor com uma boa dose de realismo e sermos capazes de colocar as suas atitudes numa balança. Se a maioria são positivas, ótimo, se são negativas, a relação de benefício e prejuízo está a pender mais para este último.
 
Por fim, os entendidos recomendam que, devemos dar a nossa ausência a todos quantos não valorizam  a nossa presença. Não é por vivermos num mundo moderno, numa sociedade agitada que temos de tolerar tudo.
 
Não podemos aceitar que, numa família, num grupo de amigos ou em qualquer outro contexto, que alguém nos falte ao respeito, que nos desvalorize e que nos comprometa a alegria de viver, por isso, devemos estar atentos e lidar com quem efetivamente tem prazer em estar connosco e nos devolve boas emoções.
 
Não se esqueça que a nossa saúde mental é a base de tudo, pelo que, não podemos permitir que os comportamentos dos outros nos afetem e prejudiquem tão negativamente. Não se trata de andar a discutir com toda a gente, mas sim de nos afastarmos de pessoas e locais onde não nos tratam bem, concluem os mesmos entendidos.
 
Fátima Fernandes