Economia

Novo hotel de luxo no Algarve vai criar 337 postos de trabalho

Fotos - CM VRSA
Fotos - CM VRSA  
A Praia da Lota, no concelho de Vila Real de Santo António, vai receber uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas, num investimento, no valor de 158 milhões de euros.

PUB

De acordo com comunicado do Município de Vila Real de Stº António, vão ser criados cerca de 337 postos de trabalho diretos na região. As obras estão previstas decorrer entre 2025 e 2026, com abertura agendada para 2027.

Desenvolvido pela BodyHoliday, referência no setor do turismo Wellness e Spa, o projeto contará com 220 unidades de alojamento, distribuídas por 40 quartos individuais, 160 duplos e 20 suítes.

A oferta gastronómica será diversificada, com cinco restaurantes, e o centro de bem-estar e spa incluirá mais de 50 salas para massagens e tratamentos. Além disso, haverá um ginásio equipado para pilates, spinning e ioga, uma piscina interior, três exteriores e jardins paisagísticos com acesso direto à praia através de passadiços em madeira, adianta o comunicado.

Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, destaca que este investimento «vai mudar o paradigma turístico de Vila Real de Santo António, reforçando a qualidade da oferta e atraindo visitantes de segmentos de luxo».

Ricardo Cipriano, vice-presidente da autarquia, afirma que «o projeto visa diversificar e qualificar a oferta turística do concelho, reduzindo a sazonalidade e prolongando a estadia média».

Em termos de sustentabilidade ambiental, a unidade hoteleira procura obter a certificação internacional BREEAM, que estabelece os padrões das melhores práticas para o desempenho ambiental dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida e nas diferentes fases.

O projeto já foi avaliado na fase de desenvolvimento (design stage assessment) e obteve uma pontuação de 75,06%, correspondente à classificação «Excelente».

A autarquia regista ainda que o empreendimento pretende atrair segmentos de luxo oriundos dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e países nórdicos.

O projeto contempla soluções tecnológicas de vanguarda, tanto ao nível dos materiais e técnicas de construção, como dos sistemas e equipamentos.

«Trata-se de um investimento estruturante para o desenvolvimento económico local, que coloca Vila Real de Santo António no mapa do turismo de qualidade e cria novas oportunidades para a população», reforça Álvaro Araújo, presidente da autarquia vila-realense.