De acordo com comunicado do Município de Vila Real de Stº António, vão ser criados cerca de 337 postos de trabalho diretos na região. As obras estão previstas decorrer entre 2025 e 2026, com abertura agendada para 2027.
Desenvolvido pela BodyHoliday, referência no setor do turismo Wellness e Spa, o projeto contará com 220 unidades de alojamento, distribuídas por 40 quartos individuais, 160 duplos e 20 suítes.
A oferta gastronómica será diversificada, com cinco restaurantes, e o centro de bem-estar e spa incluirá mais de 50 salas para massagens e tratamentos. Além disso, haverá um ginásio equipado para pilates, spinning e ioga, uma piscina interior, três exteriores e jardins paisagísticos com acesso direto à praia através de passadiços em madeira, adianta o comunicado.
Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, destaca que este investimento «vai mudar o paradigma turístico de Vila Real de Santo António, reforçando a qualidade da oferta e atraindo visitantes de segmentos de luxo».
Ricardo Cipriano, vice-presidente da autarquia, afirma que «o projeto visa diversificar e qualificar a oferta turística do concelho, reduzindo a sazonalidade e prolongando a estadia média».
Em termos de sustentabilidade ambiental, a unidade hoteleira procura obter a certificação internacional BREEAM, que estabelece os padrões das melhores práticas para o desempenho ambiental dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida e nas diferentes fases.
O projeto já foi avaliado na fase de desenvolvimento (design stage assessment) e obteve uma pontuação de 75,06%, correspondente à classificação «Excelente».
A autarquia regista ainda que o empreendimento pretende atrair segmentos de luxo oriundos dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e países nórdicos.
O projeto contempla soluções tecnológicas de vanguarda, tanto ao nível dos materiais e técnicas de construção, como dos sistemas e equipamentos.
«Trata-se de um investimento estruturante para o desenvolvimento económico local, que coloca Vila Real de Santo António no mapa do turismo de qualidade e cria novas oportunidades para a população», reforça Álvaro Araújo, presidente da autarquia vila-realense.