Sociedade

Novo edifício da Junta de Freguesia de Boliqueime inclui Espaço Cidadão

 
O dia 6 de setembro, em Boliqueime, ficou marcado pela realização de cerimónias para assinalar a conclusão de diversos investimentos para aquela freguesia do concelho de Loulé.

Uma das cerimónias foi a inauguração do novo edifício da Junta de Freguesia de Boliqueime, que custou aproximadamente 500 mil euros.   
 
"Esta foi uma obra de extrema importância, pois, graças a ela, os funcionários da junta têm agora melhores condições físicas para realizar o seu trabalho e garante aos nossos fregueses uma maior acessibilidade e comodidade", realçou Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime. 
 
O novo edifício tem a particularidade de concentrar o Espaço Cidadão, facilitando o acesso a vários serviços, desde registo de contratos de trabalho, passando por pedido de alteração de morada, obtenção de caderneta predial, entre outros. 
 
A representar a Câmara Municipal de Loulé estiveram o presidente, Vítor Aleixo; assim como os vereadores Carlos Carmo, Marilyn Zacarias e João Paulo Sousa. Já a Assembleia Municipal de Loulé fez-se representar pelo 1.º secretário, Fernando Marques. 
 
Entre as outras individualidades presentes estiveram o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário; o Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno; o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Analídio Ponte; o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; o presidente da Junta de Freguesia de Salir, Francisco André; o secretário da Junta de Freguesia de São Clemente, André Correia; e em representação da Junta de Freguesia de Almancil esteve Alberto Pinto. A Associação In Loco esteve representada por Luís Guerreiro e Sandra Rosário. 
 
Antes da inauguração do novo edifício da Junta, foram descerradas, as placas de toponímia referentes a três intervenções. 
 
A primeira diz respeito à recuperação de um caminho situado na zona da Maritenda, que recebeu o nome de José Cardoso Coelho, em homenagem ao autarca que presidiu a Junta de Freguesia de Boliqueime, entre 1990 e 1998.  
 
Seguiu-se o descerramento da placa de toponímia da construção dum novo espaço ao ar livre, a quem foi atribuído o nome de Filipe Barriga, o qual presidiu à Junta de Freguesia de Boliqueime entre 1967 e 1977. Localizado na Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, o Jardim Filipe Barriga contempla, a par de uma zona verde, um parque infantil e um parque geriátrico.  
 
Foi, ainda, descerrada a placa evocativa da obra de recuperação dos Poços do Aroal, realizada no âmbito do Projeto Renovação de Aldeias – Recuperação de Poços e Fontanários. 
 
Estas três obras representam um investimento total de 276 mil euros.