Política

Nova presidente das Mulheres Socialistas do Algarve assume autárquicas como prioridade

 
A empresária de Vila do Bispo, Ana Cruz, apresentou-se como única candidata à presidência das Mulheres Socialistas do Algarve, tendo sido eleita, no final de setembro, com 92.12% dos votos e a respetiva comissão política com 92.22%. A ocupar o cargo de vice-presidente estará Ana Almeida, advogada do concelho de Albufeira.

As tomadas de posse da nova presidente, vice-presidente, comissão politica e secretariado, realizaram-se no dia 28 de outubro com a presença de Margarida Flores, secretária nacional, Catarina da Silva, secretária nacional para o território, esta última em representação de Elza Pais. 
 
As próximas eleições autárquicas são para Ana Cruz, uma prioridade: «No próximo ciclo autárquico, o PS será a força política que terá no seu seio mais mulheres preparadas, capacitadas e motivadas para servir as populações onde o compromisso com as algarvias e os algarvios se sente de forma tão única. A nossa cooperação com a estrutura do PS Algarve bem como as concelhias será essencial para o sucesso de um caminho inclusivo, de proximidade e de igualdade social», disse.
 
Ana Cruz acredita que só com um maior envolvimento e proatividade das mulheres na política é possível alcançar a desejada igualdade, em termos sociais, políticos, de direitos humanos ou de acesso à saúde e habitação: «Queremos caminhar para uma sociedade onde a paridade não seja apenas um objetivo, mas uma realidade. Ambicionamos orçamentos de género, representatividade igualitária com uma meta de 50/50, e iniciativas concretas de igualdade. A conciliação entre a vida profissional e pessoal, o acesso justo às oportunidades de educação, transição digital e alterações climáticas são também compromissos que assumimos para que todos possam beneficiar do progresso», defendeu.  
 
A recém-eleita líder da estrutura federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos do Algarve tem 34 anos e está na politica há duas décadas. O mandato que agora começa prolonga-se até 2026.