Sociedade

Nova ponte de acesso à Praia de Faro inaugurada no domingo

Foto - Algarve Primeiro
Foto - Algarve Primeiro  
A nova ponte de acesso à Praia da Faro vai ser inaugurada no domingo e entrará em funcionamento de imediato, sendo a antiga desativada, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara do concelho algarvio, Rogério Bacalhau.

A cerimónia ainda não tem hora definida, estando prevista a presença de um representante do Governo, adiantou o autarca, considerando que, com este investimento, orçado em 6,6 milhões de euros, o concelho passará a contar com uma infraestrutura “ambicionada pelos farenses há muitos anos”.

Rogério Bacalhau (PSD) reconheceu que ainda ficarão por concluir alguns trabalhos, como a instalação de luzes LED (sigla em inglês para Díodo Emissor de Luz), que não chegaram, mas assegurou que a obra estará “concluída” e pronta a entrar em funcionamento no domingo.

“São pormenores [que ficam a faltar], porque a ponte a partir de domingo vai ficar operacional e, portanto, vai passar a ser utilizada”, garantiu Rogério Bacalhau, considerando que os trabalhos em falta não são “nada de especial” nem impedem a entrada em funcionamento da nova estrutura.

Rogério Bacalhau destacou a importância desta obra para melhorar o acesso à Praia de Faro, situada numa das ilhas barreira da Ria Formosa e que atualmente é servida por uma ponte antiga e estreita, onde a circulação de faz de forma alternada em cada sentido.

“É das obras mais ambicionadas pelos farenses há muitos anos e, portanto, acho que é uma conquista grande de todos nós”, defendeu o autarca, que no dia seguinte à inauguração da ponte prevê deixar a Câmara de Faro para assumir a presidência do conselho de administração da Águas do Algarve, sendo substituído pelo vereador e vice-presidente Paulo Santos.

Ao longo de três mandatos e quase 12 anos como presidente da Câmara, o município executou “centenas de obras no concelho”, como pavimentações, a criação do canil ou a reabilitação do jardim da Alameda, mas a obra da nova ponte é “certamente a mais emblemática, a mais importante e complexa”, considerou.

“Tenho a plena convicção de que esta obra é a mais complexa que já se realizou este século no Algarve, pelo tipo de obra, pelo facto de ser na Ria, porque foi preciso muitos cuidados relativamente à Ria [Formosa]”, justificou, referindo-se ao facto de a ponte atravessar uma zona lagunar dessa área ambientalmente sensível, classificada como parque natural.

Para garantir a salvaguarda do património ambiental, os trabalhos foram realizados “sempre em colaboração com a CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve], com a APA [Agência Portuguesa do Ambiente], com o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas] e com a Universidade [do Algarve]”, destacou o autarca.

“Foi uma obra com complexidade elevada e decorreu praticamente dentro do prazo. Com dois ou três meses de atraso, mas não é significativo. Até porque houve pequenos ajustes que tivemos que fazer ao longo da execução e, portanto, acho que correu muito bem, estamos todos de parabéns, em particular o empreiteiro que executou a obra com grande primor”, elogiou.

Questionado sobre se a entrada em funcionamento da nova travessia para a Praia de Faro leva ao encerramento da antiga, Rogério Bacalhau respondeu que, após a inauguração da nova ponte, “a outra ficará desativada”.

Lusa