A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) apresenta às escolas do concelho, no arranque do novo ano letivo, o Programa de Educação e Proteção Ambiental (PEPA) 2024/2025.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a EMARP explica em nota divulgada, que o PEPA "oferece um conjunto de ações educativas que visam apoiar o processo de aprendizagem na área da sustentabilidade ambiental com foco em temas centrais como a gestão da água, saneamento e resíduos – as principais áreas de atuação da empresa".
No programa de 2024/2025, é destacado o desafio “Geração Sustentável” que inclui vários concursos. Esta iniciativa pretende incentivar e premiar a participação dos alunos, desafiando-os a desenvolver trabalhos criativos que promovam práticas sustentáveis e reflitam os valores coletivos da comunidade escolar e da sociedade em geral. Pretende-se que, além da sensibilização ambiental, as crianças e jovens se envolvam em soluções práticas que façam a diferença no seu quotidiano, realça a nota.
Após o sucesso do projeto piloto, que resultou em 222 ações e chegou a mais de 5 mil pessoas, o programa deste ano, sob o lema “Portimão Valoriza”, abrange novas áreas de estudo, tendo sido alargado do ensino pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico.
O PEPA inclui ainda um conjunto diversificado de materiais didáticos, desenhados para facilitar a aprendizagem de forma lúdica e interativa. Entre os recursos disponíveis destacam-se a mala de jogos “Portimão Mais Sustentável”, os tabuleiros gigantes, o livro infantil “Vamos Salvar a Hidra” e os cadernos de atividades, cujos protagonistas são as mascotes da água e dos resíduos - a Hidra (água), a Marafada (orgânicos), a Rafa (vidro), a Papelina (papel e cartão) e o Latas (plástico e metal).
O programa de atividades pode ser consultado
aqui.