Bora Lá

Noite Vermelha dá início à programação de Natal em São Brás de Alportel

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
A Noite Vermelha e a chegada do Pai Natal marcam, todos os anos, o início oficial do calendário natalício são-brasense. Este sábado, 6 de dezembro, o comércio local volta a abrir portas até mais tarde, com promoções e sugestões para presentes de Natal.

PUB

Nas ruas da vila, artesãos e produtores locais apresentam os seu produtos, "num ambiente que convida a passear, descobrir e apoiar a economia local", realça o Município em nota publicada.

No Largo de São Sebastião, a chegada do Pai Natal pelas 15h00 dá início a uma tarde e noite com música, dança e diversão. A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel abre o palco, seguindo-se um programa que inclui dança, animação infantil, pinturas faciais e momentos artísticos para toda a família e a chegada do Pai Natal!

O átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto recebe ainda a mostra de presépios artesanais, fruto de um desafio lançado pelo Município, enquanto a Galeria Municipal apresenta a exposição “Sagrada Família”, da artista Sónia Mendez.

A partir das 17h30, o palco da Noite Vermelha recebe um desfile de talento local: Grupo Coral Infantil de São Brás de Alportel, Zumba, São Brás Bailando, Rock On, Os Carolas e os Super Pop.

A dinamização do comércio local volta a estar no centro da iniciativa: quem compra nos estabelecimentos aderentes habilita-se a um prémio global de 500 euros em compras no Mercado Municipal, cujo sorteio acontece a 10 de dezembro, às 9h30.

E até 6 de janeiro, cada compra no comércio local vale a participação em sorteios semanais de 500 euros em vales de compras – uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende reforçar o apoio à economia local.

A quadra inclui um programa especial no Mercado Municipal, onde os visitantes podem descobrir sabores de Natal preparados por doceiros locais, além de propostas artesanais para presentes e feitos à mão.

O Espaço Comunidade acolhe, nos sábados 6, 13 e 20 de dezembro, a nova Feira de Natal, uma iniciativa da Junta de Freguesia que reúne artesãos da região.

No dia 6, o Grupo de Música Ucraniana “Jasmim” apresenta o seu concerto de Natal no Museu do Traje, às 19h00.

No dia seguinte, 7 de dezembro, o Pavilhão Municipal recebe o espetáculo “À procura do Natal Perfeito”, apresentado pelos alunos da Associação Urban Xpression, com sessões às 10h00, 14h00 e 17h30.

No dia 8, Parises volta a transformar-se na Aldeia de Natal Verde, inaugurando a sua decoração e iluminação.

A Banda Filarmónica regressa às ruas no dia 13 de dezembro, com sons natalícios pela vila, e ao final da tarde, às 18h00, o coro feminino Bel Canto apresenta o seu concerto no Museu do Traje.

No dia 14, o São Brás Cineteatro Jaime Pinto recebe o espetáculo “Inclusive”, do Grupo Contemporâneo Fusion, pelas 17h00.

No dia de Natal, o Motoclube “Os Unidos da Estrada” realiza o seu tradicional passeio e festa natalícia no Centro Histórico.

A Rota dos Presépios, regressa com cerca de 40 presépios distribuídos por todo o concelho: Santa Casa da Misericórdia, Museu do Traje, Miradouro da Cabeça do Velho, Centro Museológico do Alportel, Biblioteca Municipal, Centro de Convívio de Parises, Quartel dos Bombeiros, Igreja Matriz, entre outros espaços.

Paragem obrigatória também no átrio do Cineteatro, onde se encontra a mostra de presépios criados por artesãos locais.

A Câmara Municipal volta a promover a campanha que valoriza o comércio de proximidade, sorteando 110 vales de compras, num total de 2.500 euros, entre os clientes das lojas aderentes e do Mercado Municipal.