Num comunicado, a CCDR recorda que nascido a 16 de maio de 1948, em Lisboa, e falecido a 17 de abril de 2015, José Mariano Gago tinha igualmente as suas raízes em Pechão, freguesia do concelho de Olhão. Em sua homenagem, o Município de Faro atribuiu o seu nome ao Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, e o Município de Olhão à Biblioteca Municipal e à Escola Básica de Pechão.
«Nas estrelas da ciência em Portugal, a política pública em prol da ciência e da cultura científica tem um nome»: José Mariano Gago, destaca a mesma entidade.
Em 2016, por unanimidade, a Assembleia da República declarou o dia 16 de maio, data do nascimento de José Mariano Gago, como Dia Nacional dos Cientistas.
Em 2017, a UNESCO instituiu também o dia 16 de maio, como Dia Internacional da Luz.
Neste Dia Nacional dos Cientistas, 35 anos após a publicação do Manifesto para a Ciência, também da autoria de José Mariano Gago, «a CCDR Algarve saúda os cientistas portugueses, as mulheres cientistas, e, em especial, todos os que a partir da região do Algarve, contribuem para o desenvolvimento do sistema científico nacional, para o bem-estar e felicidade da comunidade, acompanhando a importância do aumento do investimento em ciência e inovação, bem como da melhoria contínua das condições de investigação e valorização do conhecimento», lê-se na publicação.