Sociedade

No Dia da Europa no Algarve discute-se: “O que a Europa faz pela saúde dos europeus”

 
Dia da Europa no Algarve, vai ser assinalado a 7 de maio.

A celebração do 9 de maio – Dia da Europa no Algarve, vai ser assinalada no dia 7, sob a forma de um diálogo com cidadãos temático intitulado “O que a Europa faz pela saúde dos europeus”, numa iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, da Universidade do Algarve (UAlg) e do Centro Europe Direct Algarve.
 
Agendado para as 16h39, o evento decorrerá num formato misto, com uma mesa presencial no Centro de Simulação Clínica, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, em Faro, e diversas participações via streaming, sendo transmitido em direto nos canais de youtube da UAlg e de facebook do CCDR Algarve, da UAlg e Europe Direct Algarve.
 
Segundo explica a CCDR em nota emitida sobre a iniciativa, "pretende-se abrir um espaço de reflexão sobre o futuro próximo, no que respeita aos investimentos promovidos por vários parceiros da região e da política de saúde da União Europeia", além de esclarecer e divulgar as respostas, tanto na crise pandémica quanto na pós-pandemia, alinhando o evento, em simultâneo, com os objetivos da conferência sobre o Futuro da Europa.
 
Ao longo dos três painéis previstos, serão abordadas as respostas da União Europeia na área da Saúde e o Novo Programa “UE pela Saúde”, o plano de ação do Algarve Biomedical Center (parceria da UAlg e do CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e as respostas no Algarve e na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA) à pandemia COVID-19.
 
Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, José Apolinário, Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional, Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Enrique Millo Rocher, Secretário-Geral para a Acção Externa, Junta da Andaluzia, Espanha (online) e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial (online) a confirmar, farão a abertura do evento. 
 
No 1º painel: As respostas da União Europeia na área da saúde e o novo programa “UE pela Saúde” terá as participações de Margarida Marques, Deputada ao Parlamento Europeu (online), Maria da Graça Carvalho, Deputada ao Parlamento Europeu (online), Artur Furtado, Direção-Geral de Saúde da EU (online), Isilda Gomes, Membro Efetivo do Comité das Regiões da União Europeia e Presidente da Câmara Municipal de Portimão.    
  
O 2º painel dará conta do plano de ação em curso através do Algarve Biomedical Center (Parceria da Universidade do Algarve e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve) com as participações de Nuno Marques, Presidente do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) e de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé e Presidente da Mesa do Conselho Regional da CCDR Algarve.
 
O 3º painel sob o mote: "A pandemia Covid-19: as respostas no Algarve e na Eurorregião AAA", terá as participações de António Miguel Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Câmara Municipal de Olhão, Diego Vargas Ortega, Diretor Geral de Assistência Sanitária e Resultados em Saúde do Serviço Andaluz de Saúde, da Consejería de Salud y Famílias da Junta da Andaluzia, Espanha (online), Ana Castro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e Paulo Morgado, Presidente do Conselho Diretivo da ARS – Algarve.
 
No domingo, dia 9 de maio, pelas 10 horas, a CCDR deixa o convite para que assista ao hastear da bandeira da Europa, nas instalações da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, em Faro, celebrando esta data e o 25º aniversário do Europe Direct Algarve.
 
O Grupo Coral Ossónoba associa-se à comemoração com a realização de um pequeno concerto e o Europe Direct Algarve estará presente com um ponto de informação apresentando a nova rede 21-25.
 
Na mesma ocasião, será anunciada a segunda edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU 2.1, este ano sob o tema da saúde e numa parceria do CHUA e da UAlg, através do Centro de Documentação Europeia.