Política

NESD UAlg reconhece que Governo tem "compromisso sólido com os jovens"

 
O Núcleo de Estudantes Social Democrata da UAlg considera que o primeiro-ministro Luís Montenegro e a ministra Margarida Balseiro Lopes "têm um compromisso sólido com os jovens", referindo em comunicado, que na última semana, foram adotadas políticas que confirmam esse compromisso.

Sobre o documento "Tens futuro em Portugal" o NESD UAlg explica que uma das medidas apresentadas, passa pelo reforço das camas disponíveis nas Pousadas da Juventude, que visa proporcionar mais opções de alojamento acessível para os jovens que viajam ou estudam fora da sua cidade natal. 
 
Outra medida é a ampliação do complemento de alojamento, tornando-o mais abrangente, com o objetivo de ajudar jovens estudantes e trabalhadores a cobrir os custos elevados de habitação, especialmente nas grandes cidades onde os preços são mais altos. 
 
Para facilitar o acesso à habitação, o governo implementou a isenção de IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões), Imposto de Selo e emolumentos na compra da primeira habitação, com vista a ajudar os jovens a adquirirem casa própria, reduzindo significativamente os custos iniciais de compra.
 
Para aliviar a carga fiscal sobre os jovens, o governo implementou a redução das taxas de IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares), que no entender do NESD UAlg, permite que os jovens tenham uma maior parte dos seus rendimentos disponíveis, promovendo a sua independência financeira e incentivando o consumo e investimento na economia nacional.
 
O Programa Porta 65 Jovem, foi alargado para beneficiar mais jovens, para que "mais jovens possam viver em condições dignas enquanto estudam ou iniciam a sua vida profissional". 
 
Reconhecendo a necessidade de apoio aos jovens que trabalham e estudam simultaneamente, o governo alargou o acesso às bolsas de estudo para incluir os trabalhadores estudantes, "numa medida que assegura que os jovens possam continuar o ensino superior sem sacrificar a sua necessidade de trabalhar para pagar as suas despesas". 
 
Para tornar o acesso às bolsas de estudo "mais justo e inclusivo", os rendimentos dos jovens até 14 salários mínimos estão isentos no cálculo das bolsas de estudo. 
 
Como forma de promover o bem-estar mental dos jovens, o NESD UAlg refere que o governo reforçou o número de psicólogos disponíveis no programa Cuida-te+, tratando-se de um programa que "oferece apoio psicológico e promove a saúde mental entre os jovens, garantindo que tenham acesso aos recursos necessários para lidar com os desafios emocionais e psicológicos".
 
Outra iniciativa é a introdução do cheque psicólogo nas instituições de ensino superior para que estudantes universitários tenham acesso a consultas de psicologia gratuitas, e possam receber o apoio necessário durante a sua jornada académica.
 
Finalmente, e de forma a promover a igualdade e o bem-estar das jovens mulheres, o governo disponibilizou produtos de higiene menstrual gratuitos em várias instituições, "para combater a pobreza menstrual e garantir que todas as jovens tenham acesso a produtos essenciais, promovendo a saúde e a dignidade", conclui.