Desporto

Natação algarvia quebra recordes nacionais nas piscinas de Torres Novas

Atletas algarvios que participaram no Campeonato Nacional de Masters de Inverno
Atletas algarvios que participaram no Campeonato Nacional de Masters de Inverno  
A natação algarvia teve um fim de semana em grande no Campeonato Nacional de Masters de Inverno, realizado nas piscinas de Torres Novas. Os clubes da região bateram novos recordes nacionais e classificações que colocam o Algarve na elite da natação nacional.

PUB

No plano coletivo, o Lagoa Académico Clube (LAGAC) alcançou o 7.º lugar na classificação coletiva absoluta, somando um total de 1.249,00 pontos, colocando o clube lado a lado com as maiores referências da natação portuguesa.
 
Também outros clubes somaram pontos importantes para o ranking, como o Portinado e o Louletano Desportos Clube a fecharem o pódio dos clubes algarvios.
 
O momento alto da competição para a comitiva algarvia foi a superação de marcas históricas, em que os atletas bateram recordes nacionais, nomeadamente Elena Alarcon Gamonal (Lagoa Académico Clube) nadadora do escalão I (65-69 anos) que obteve dois recordes nacionais em 50m Mariposa: 37.59 e nos 100m Estilos: 1:28.24. 
 
Carolina Sofia Lopes do Louletano Desportos Clube no escalão B (30-34 anos), estabeleceu uma nova melhor marca nacional nos 50m Costas com o tempo de 30 segundos. 
 
Já o Louletano Desportos Clube com a equipa de 4 x 50m livres misto, a competir no escalão 3 (soma de idades 160-199 anos), estabeleceu um novo recorde nacional com o tempo de 1:48.41, com as prestações de Carolina Sofia Lopes, Isabel Maria Figueira, Nelson Correia Baeta e Fábio Silva Bota.
 
Para além das vitórias nas provas individuais, a técnica das nadadoras algarvias foi reconhecida na tabela de "Best Performance" (ranking por pontos DSV). Três atletas do Algarve foram as vencedoras absolutas dos seus grupos etários, sendo consideradas as nadadoras mais valiosas da competição nos seus escalões: Elena Alarcon Gamonal (Lagoa AC): liderou o escalão Masters I (65-69 anos) com 1.117 pontos (100m Costas); Isabel Maria Figueira (Louletano DC): venceu o ranking do escalão Masters E (45-49 anos) com 1.045 pontos (50m Bruços) e Carolina Sofia Lopes (Louletano DC): conquistou o 1.º lugar no escalão Masters B (30-34 anos) com 1.002 pontos (50m Costas).